Publicidade

Estr‚ia na TV Cultura, neste s bado (17/03), …s 13h, o programa Trƒnsito Consciente, apresentado pelo m£sico Gabriel o Pensador e produzido em parceira com o DENATRAN – Departamento Nacional de Trƒnsito.

A s‚rie tem o objetivo de mostrar, de maneira leve e dinƒmica, que o caos no trƒnsito tem sa¡da e que a divulga‡Æo de medidas preventivas ‚ o caminho para a mudan‡a de comportamento da popula‡Æo e a redu‡Æo de acidentes.

O programa vai tratar de temas importantes como sinaliza‡Æo, velocidade e respeito ao pedestre, e apontar uma nova ¢tica para diversas questäes que envolvem o trƒnsito. Os assuntos serÆo divididos em cinco quadros, contendo, dentre outros, questionamentos e reflexäes de motoristas, ciclistas, pedestres e motociclistas; explica‡äes sobre a simbologia e o vocabul rio adotado nas vias p£blicas; sugestäes das comunidades locais; e iniciativas e experiˆncias que deram certo.

O primeiro epis¢dio fala sobre o respeito ao espa‡o p£blico. Mostra flagrantes de bons e maus exemplos e registra alternativas de transporte dos brasileiros no quadro Pelas Ruas do Brasil, provando que a locomo‡Æo nÆo ‚ problema apenas nos centros urbanos. A equipe de reportagem vai … cidade de Floriano, interior do Rio de Janeiro, para contar a hist¢ria de uma fam¡lia que tem a charrete como principal meio de condu‡Æo.

Publicidade

Ainda na estr‚ia, curiosidades hist¢ricas sobre os meios de transporte e uma entrevista com o Assessor T‚cnico da Associa‡Æo Nacional de Transportes P£blicos (ANTP) Eduardo Vasconcellos, que fala sobre a importƒncia do transporte coletivo nas grandes cidades, tanto para o meio ambiente quanto para a sociedade.

A s‚rie, dirigida por Fernando Kuraiem e Murilo Carvalho, tem 20 epis¢dios de 12 minutos e ser  exibida pela TV Cultura todos os s bados, sempre …s 13h.