Publicidade

Reparadores treinados podem identificar problemas no sistema de exaustão, evitando dores de cabeça aos motoristas na ITV

Com a necessidade da Inspeção Técnica Veicular (ITV), em vigência na capital paulista, os Centros Automotivos devem estar atentos às exigências da inspeção para orientar os proprietários de veículos sobre a importância da originalidade do escapamento e do catalisador na avaliação.

A inspeção visual indica se o sistema de escapamento está em boas condições, sem apresentar vazamentos, assim como a originalidade de todos os componentes. O catalisador também é avaliado. Os Centros Automotivos têm condições de verificar o nível de ruído no sistema de exaustão causado pela alteração ou adaptação das peças que compõem o escapamento ou pelo desgaste, devido à corrosão na parte interna da peça. As oficinas que oferecerem os melhores serviços largam na frente. Um diagnóstico eficiente em um Centro Automotivo, demonstra o conhecimento técnico do mecânico sobre as condições do escapamento e do catalisador, isto evita transtornos futuros ao motorista pois não será necessária sua volta para uma segunda vistoria, por conta de reprovação ou rejeição.

A Mastra Escapamentos e Catalisadores orienta os Centros Automotivos por meio de treinamentos e jornais informativos, materiais de merchandising e visitas técnicas dos engenheiros da empresa. Segundo o Gerente Comercial da Mastra, Paulo César Zovico, uma postura séria do profissional da reparação é guiada pelos anseios do cliente. “A Inspeção Técnica Veicular para veículos leves é uma ótima oportunidade para os centros automotivos oferecerem um serviço de qualidade na realização da manutenção preventiva”, afirma.

Publicidade

O Centro Automotivo Marascar, localizado na capital paulista, é um exemplo de organização. A oficina dispões de todas as condições para verificação e troca do sistema de exaustão. Os profissionais foram treinados pelo Departamento de Engenharia da Mastra. De acordo com o proprietário, Sérgio Valente, a busca é sempre a satisfação dos clientes. “Oferecemos um atendimento impecável, e os serviços realizados nos veículos são sempre feitos de forma transparente”, atesta.

Inspeções
As inspeções serão feitas a partir do segundo licenciamento de todos os veículos registrados no município. Assim, se o carro foi registrado pela primeira vez este ano, só fará a vistoria em 2010. Já os veículos registrados em 2008, não escaparão da fiscalização.

Os veículos que não comparecerem à inspeção no prazo estipulado e também os que forem reprovados no teste terão o licenciamento bloqueado junto ao Detran e estão sujeitos à multa de R$ 550 se forem flagrados pela fiscalização de trânsito sem licenciamento.

Em 2009, o proprietário tem que realizar a inspeção a partir de 90 dias antes da data do seu licenciamento

Publicidade