Publicidade

As corridas noturnas sempre exercem um fasc¡nio diferente nos aficionados pelo automobilismo.

Antigamente disputadas apenas por carros equipados com far¢is em provas tipo Endurance, agora at‚ a r pida F¢rmula Indy j  se rendeu ao charme das provas a noite, fazendo algumas etapas em aut¢dromos iluminados. No kartismo, j  existe a tradi‡Æo da 500 milhas Granja Viana, que anualmente re£ne consagrados nomes do esporte em uma grande festa de encerramento da temporada brasileira. Agora chegou a vez da Biland Challenge Brasil inovar, realizando a terceira etapa de seu certame na noite deste s bado (08/5) no Kart¢dromo Granja Viana, em Cotia (SP). “Vai ser diferente. E tudo que ‚ novo ‚ mais gostoso, divertido”, opinou o paranaense Wagner Ebrahim (Valorem/Mauro Competi‡äes), piloto da Stock Car que vai participar deste evento em dupla com o paulista Eduardo Leite.

Para fugir da concorrˆncia com o tradicional almo‡o do Dia das MÆes, os organizadores do Biland Challenge anteciparam a data da corrida para o s bado, e ainda montando uma programa‡Æo que come‡ar  com treinos livres …s 14h30, treinos classificat¢rios …s 17 horas, e provas a partir das 18h30, prosseguindo at‚ as 21h30. “Al‚m de ser uma competi‡Æo, tamb‚m ser  uma boa festa para n¢s, com a temperatura agrad vel da noite de outono. Isto me far  recordar as 24 Horas de Kart que participei no long¡nquo 1994”, relembra Wagner Ebrahim, que na ocasiÆo da prova em Itu terminou em terceiro lugar, com uma forma‡Æo s¢ de pilotos paranaenses.

Para a competi‡Æo propriamente dita, o piloto de Stock Car tamb‚m se mostra otimista. Em sua estr‚ia na Biland Challenge com Eduardo Leite, a dupla largou em segundo, mas enfrentou problemas mecƒnicos com o kart, cujo motor perdeu muito rendimento. “Estamos com outra boa expectativa. O Eduardo ‚ um piloto muito r pido, e conhece bem o Kart¢dromo Granja Viana”, aponta Wagner. “Eu nÆo tenho experiˆncia neste circuito e tamb‚m andei pouco neste kart, por falta de tempo. Mas tenho certeza que poderemos ter um bom desempenho, mesmo com tantas feras do kartismo na pista”, acredita Ebrahim.

Publicidade

No Kart, a dupla Leite/Ebrahim largou da segunda posi‡Æo em sua estr‚ia, muito comentada no Kart¢dromo de Interlagos. “O Eduardo ajudou muito no acerto do kart, al‚m de ser um garoto muito r pido”, elogiou Ebrahim, enquanto descansava de sua prova na Stock Car, e Leite largava para a primeira bateria. Com um motor que foi perdendo produ‡Æo aos poucos, o atual CampeÆo Paulista Light de Kart foi caindo de posi‡äes, e recebeu a bandeirada em sexto. Quando assumiu o kart para a segunda bateria, Wagner Ebrahim foi envolvido em uma batida logo na largada, e caiu para £ltimo. “NÆo deu nem para tentar uma recupera‡Æo. Na batida que levei, caiu o filtro de ar do kart, e ele nÆo andava nada. Tive que abandonar para evitar que o motor quebrasse”, justificou o paranaense.