Publicidade

Debater o futuro da indústria automotiva quanto aos sistemas de propulsão, matriz energética e redução de emissões, inclusive na ótica do aquecimento global, é o principal objetivo do SAE 2010 International Powertrains, Fuels & Lubricants Meeting, tradicional encontro da SAE International, que será realizado de 5 a 7 de maio, no Rio de Janeiro (RJ).

O encontro mundial será realizado no Hotel Windsor Barra (avenida Sernambetiba, 2.630, Barra da Tijuca), e vem com o tema biocombustíveis. Antes, no dia 4, os participantes, maioria estrangeira, realizarão visita técnica à usina Costa Pinto da Cosan, em Piracicaba, SP. A usina é uma das maiores produtoras, comercializadoras e exportadoras de açúcar e etanol do mundo.

“O Brasil foi convidado para sediar o SAE 2010 International Powertrains, Fuels & Lubricants Meeting porque é o maior caso de sucesso na utilização de bicombustíveis em larga escala no setor de transportes do planeta”, destaca Mauro Simões, diretor da Seção Rio de Janeiro da SAE BRASIL, anfitriã do evento, que tem como chairman o engenheiro Marcos Saltini.

Besaliel Botelho, presidente da SAE BRASIL, afirma que o SAE International Powertrains, Fuels & Lubricants Meeting coloca a engenharia brasileira em posição de destaque mundial. “O fato de o Brasil sediar o encontro significa que temos tecnologia e que podemos compartilhar nossa expertise na área”, diz. De acordo com Botelho, um dos objetivos do encontro é permitir o intercâmbio entre especialistas e pesquisadores das áreas de powertrains, combustíveis e lubrificantes para debater as soluções para os atuais desafios da indústria automotiva, como a redução da emissão de poluentes e do aquecimento global.

Publicidade

Dirigido a engenheiros, pesquisadores e cientistas ligados ao meio acadêmico e empresarial nas áreas de sistemas de propulsão avançados, combustão, emissões, lubrificantes, controle, calibração, combustíveis e tecnologias de combustíveis alternativos, o SAE International Powertrains, Fuels & Lubricants Meeting terá apresentações de mais de 100 trabalhos técnicos e cinco importantes palestras (duas internacionais).

As palestras abrirão no dia 5, às 8h30, com Ralph Marquard, chefe de Pesquisa de Motores da MAN, em Nuremberg, Alemanha, que apresentará uma visão de futuro dos motores diesel. No mesmo dia, o engenheiro químico Henry Joseph Jr., especializado em combustão e gerente de Testes de Motores e do Laboratório de Emissões Veiculares da Volkswagen, discorrerá sobre a evolução da tecnologia flex fuel.

Dia 6, Frederico Kremer, gerente de Soluções Comerciais de Abastecimento da Petrobras, falará sobre os desafios na distribuição de combustíveis num país continental, como o Brasil. Kremer atuou por 18 anos no Laboratório de Motores do Centro de Pesquisas da Petrobras e gerencia, desde 1996, a área de Desenvolvimento de Produtos da empresa.

Ainda no dia 6, Marcus Jank, presidente da Única, falará sobre o futuro da indústria brasileira de etanol. Em paralelo, também está prevista a realização de workshops, com especialistas em biocombustíveis.

Publicidade

No dia 7, Roel Collier, diretor da Amyris Brasil, apresentará as conquistas tecnológicas para a produção de diesel a partir da cana-de-açúcar.

Papers – 104 ‘papers’ estão na grade de apresentações, 95 deles internacionais e de autoria de expoentes que atuam em empresas de petróleo, montadoras, sistemistas e institutos de pesquisa.

À parte da riqueza de conteúdo, Mauro Simões atribui a importância do congresso ao compartilhamento de experiências entre especialistas e pesquisadores. “O intercâmbio é uma rara oportunidade entre engenheiros e pesquisadores, principalmente na abrangência de assuntos e com tantos países representados”, ressalta. O Brasil foi sede do SAE International Fuel & Lubs Spring Meeting em 2005. A última edição do encontro anual ocorreu em Florença, na Itália.

As inscrições para o SAE 2010 International Powertrains, Fuels & Lubricants Meeting estão abertas e devem ser feitas pelo site da SAE BRASIL – www.saebrasil.org.br – ou telefone (11) 3287-2033, ramal 106.

Publicidade