astonu1

Universidade Aston vence a Eco-Marathon européia

O Prêmio Eco-Design da Maratona Shell européia deste ano foi ganho por um veículo feito por alunos da Universidade Aston inglesa principalmente de papelão e madeira compensada.

Os painéis da carroçaria foram feitos de um compósito de madeira compensada-papelão-madeira compensada, com camada externas de fontes sustentáveis, que o qualificaram para certificação da Comissão de Florestas Britânicas. O uso de materiais amigáveis ao meio ambiente chegou às cobertas dos pneus, feitas a partir de uma bio-resina e fibras de hesseno. A carroçaria foi projetada para poder ser montada em pacotes lisos, facilitando o transporte.

O carro, que foi mostrado sem nome, é acionado por uma célula de energia Nexa Ballard e participou na categoria ‘Conceito Urbano’ da Eco-Maratona, um evento que congregou 3.000 alunos de 24 países. Os carros não competem dinamicamente no sentido comum (corrida), mas concorrem mostrando eficiência energética.

O evento deste ano viu a quebra de três recordes. O grupo da Solução Electricar da França conseguiu um alcance de 262,2 km por kilowatt-hora, os ADU Roadrunners da Universidade Técnica da Dinamarca fizeram 6121,1 km/litro na mesma categoria, 102,1 km/litro a mais do que seu recorde anterior, e o grupo MAC Eco Team holandês atingiu 416,3 km/litro na categoria Protótipo.