Estávamos conversando, eu e meu amigo Junior Mayer, que o motociclismo é formado por pessoas e não por motos … temos os antigomobilistas, os apaixonados, os proprietários, os sonhadores, o simpatizantes. Mas fora isso, tivemos pessoas que criaram lendas e ícones.
Hoje, em particular, gostaria de lembrar de Henderson, que alem de participar da história da motocicleta, ele ainda criou conceitos e ícones dentro da mesma … então vamos lá !
William G. Henderson nasceu em Cleveland aos 29 dias de novembro de 1882, e demonstrou interesse em motores desde a tenra idade, com influencia de seu pai que era vice-presidente da Winton Motor Car Company. O jovem Henderson ganhou muita experiência valiosa como coordenador de uma loja de máquinas em Cleveland. Henderson visualizou um grande futuro no mercado de motocicletas dentro de um projeto que se utilizasse de características nunca incorporadas em uma moto. Henderson ficou obcecado pela idéia de projetar e produzir motocicletas, mesmo com a reprovação de seu pai quanto ao sucesso da empreitada, que mesmo assim acabou lhe financiando a construção do protótipo. Seu irmão mais velho, Thomas, que estava trabalhando como gerente de vendas na Winton Motor Car Co., se apaixonou pela idéia e pelo protótipo, e os dois começaram a dar forma a idéia que formou a Henderson Motorcycle Company em Detroit, em 1911.
A Henderson era uma motocicleta grande, cara e luxuosa que tinha como grande característica o funcionamento macio de seu motor, e que foi uma imediata sensação junto a imprensa especializada da época, atraindo o interesse mundial. A pouca capacidade produtiva da pequena fabrica, aliado ao baixo capital limitaram a produção, o que não proibiu que a jovem empresa em 1917 tivesse a Henderson 4 cilindros como a primeira motocicleta no mercado, sendo ainda exportada para mercados estrangeiros.
No fim de 1919, William e Thomas terminam seu relacionamento com Excelsior-Henderson, e a moto foi produzida até 1931.
Nos anos 20, Wells Bennett fez uma série de recordes cross-country e um em uma prova de 24 horas.
A moto Ace era bem sucedida em competições. Erwin “Cannonball” Baker marcou um recorde transcontinental pilotando uma motocicleta Ace em 1922.
A Ace continuou após a morte de Henderson com o engenheiro Arthur Lemon, braço direito do falecido, que herdou o cargo de coordenador principal.
“… ANTES DE DESTRUIR, PRESERVE …”