As big trail sempre foram muito amadas pelos brasileiros, com grandes nomes como a linha GS da BMW e a Triumph Tiger. Porém, nem todas conseguiram se estabelecer definitivamente por aqui como a KTM 1190 Adventure, Suzuki Freewind: Cilindrada, Ducati Multistrada 1000 DS e a Honda XL 1000V Varadero. Conheça melhor esses nomes:
1. Honda XL 1000V Varadero
A Honda Varadero foi uma das primeiras big trail japonesas a chegar ao Brasil com proposta séria de conquistar os motociclistas aventureiros. Seu motor bicilíndrico oferecia excelente equilíbrio entre potência e dirigibilidade, características essenciais para uma moto todo-terreno.
- Cilindrada: 996 cc
- Motor: Bicilíndrico em V com 90º
- Potência: 93,8 cv a 7.500 rpm
- Torque: 9,9 kgf.m a 6.000 rpm
Apesar das qualidades técnicas, a Varadero não conseguiu criar uma base sólida de consumidores no país. Caso queira uma dessa, segundo a tabela Fipe o preço médio é de R$ 35.480 para uma 2009.
Veja também:
Para muitos, as melhores; 5 big trail que deixaram saudades no Brasil
Primeira moto custom: 5 modelos para quem está começando
Teste da Yamaha XT660Z Ténéré: a aventureira que marcou época; relembre
2. KTM 1190 Adventure
A KTM 1190 Adventure representou o ápice da tecnologia austríaca em big trail. Com seus impressionantes 150 cv, esta moto oferecia uma experiência de pilotagem única, combinando brutalidade na aceleração com capacidade off-road excepcional. Hoje em dia uma moto dessas, 2015, é vendida por uma bagatela de R$ 80.628… vale o preço?
- Cilindrada: 1.190 cc
- Motor: Bicilíndrico em V
- Potência: 150 cv a 9.500 rpm
- Câmbio: 6 velocidades
A eletrônica avançada e a suspensão de alta qualidade faziam da 1190 Adventure uma das melhores opções para aventureiros experientes. Porém, o preço premium e a necessidade de manutenção especializada limitaram seu sucesso comercial no Brasil.
3. Suzuki Freewind 650
Entre as big trail esquecidas, a Suzuki Freewind se destacava pela proposta mais acessível. Embora menos potente que as concorrentes europeias, compensava com versatilidade e custo-benefício atrativo para aventureiros iniciantes.
- Cilindrada: 644 cc
- Potência: 47 cv a 6.800 rpm
- Torque: 5,3 kgf-m a 5.500 rpm
- Motor: Monocilíndrico
A simplicidade mecânica da Freewind facilitava a manutenção, fator crucial para quem utilizava a moto em viagens longas pelo interior do país. A descontinuação global do modelo encerrou sua trajetória no mercado brasileiro. O preço médio para essa big trail é de R$ 18.954 para uma 2003.
4. Ducati Multistrada 1000 DS
A primeira geração da Ducati Multistrada chegou ao Brasil com a revolucionária proposta de “quatro motos em uma“: turismo, esportiva, urbana e enduro. O motor L-twin de 992 cc entregava a tradicional personalidade Ducati em formato aventureiro.
- Cilindrada: 992 cc
- Potência: 92 cv a 7.750 rpm
- Torque: 9 kgf-m a 5.750 rpm
- Combustível: Gasolina
A Multistrada 1000 DS foi pioneira no conceito de versatilidade extrema, antecipando tendências que se tornariam padrão nas big trail modernas. Seu design italiano arrojado conquistou admiradores, mas os custos de manutenção típicos da marca limitaram seu apelo comercial. Caso queira arriscar, você pode comprar uma por R$ 26.944, no modelo 2005.