A firma do designer americano John McGinnis fez um protótipo diferente que tem mais espaço interno do que um avião pequeno comum, é mais eficiente, mais barato de construção, mais silencioso e bastante mais versátil – seu segredo sendo um desenho de ‘cauda em caixa dupla’, uma inovação que seus designers dizem que reduz o arrasto aerodinâmico em um sem número de maneiras.
A nova forma física da aeronave cria um controle de estabilidade parecido com o de um planador, mas dentro de um acondicionamento mais compacto e robusto. Como diz McGinnis, “Ao contrário de um desenho de asa em caixa, a cauda em caixa dupla estabiliza e cria interferência biplanar construtiva em vez de destrutiva. Juntamente com sucção de asa e fuselagem, e riscado de área subsônica, a Synergy explora inúmeras vantagens aerodinâmicas e estruturais para gerar uma aeronave de alto desempenho segura, espaçosa e prática.”
O grupo da Synergy já construiu e testou uma aeronave modelo, trabalha agora num protótipo de cinco lugares e espera que as unidades de produção custarão ao redor de US$ 65 mil.