Uma nova instalação para pesquisas, desenvolvimento e testes de baterias de íons de lítio acaba de ser inaugurada em Gaimersheim, perto de Ingolstadt – um centro de competência que pela primeira vez reúne as divisões de desenvolvimento e produção da Audi em íntima cooperação com empresas associadas, visando construir um protótipo dessas células muito especiais de baterias automotivas.
A eletrificação automotiva tem um forte impacto no processo de produção, como enfatiza Frank Dreves, membro da diretoria de gerenciamento para produção: “Novas tecnologias significam novas áreas de criação de valor. A produção tem de estar envolvida desde o início no ciclo do produto para que possa entrar no ciclo de produção rápida e confiavelmente.”
Peter Mosch, chairman do Conselho Geral de Trabalho da Audi AG explica: “Para a mão de obra, esta casa de projeto é um investimento importante para garantir o trabalho em novos segmentos de negócio e ampliar a profundidade do valor aumentado. Ela visivelmente simboliza cobrir o fosso que nos separa da mobilidade elétrica. E isso abre muitas oportunidades, principalmente para nossos funcionários. Novos perfis vocacionais e novos empregos altamente qualificados estão sendo criados. Pretendemos tirar as maiores vantagens dessas oportunidades. Neste respeito, o centro de competência de baterias de alta tensão fará sua contribuição.”
A casa de projetos de tecnologia de baterias de alta tensão está localizada a dois quilômetros da planta de Ingolstadt. Cerca de cem peritos em eletrônica foram contratados pela Audi especificamente para trabalhar nesta instalação, que cobre 3.500 metros quadrados. A Panasonic é uma associada chave, responsável pelo fornecimento das células. O conceito básico por trás deste centro de competência é promover uma íntima colaboração entre todas as disciplinas envolvidas nesta tecnologia. A BFFT Gesellschaft für Fahrzeugtechnik mbH foi responsável pelo planejamento detalhado da casa, com particular atenção à segurança no uso de equipamento sensível. A construção teve início em abril de 2010 e foi completada em maio deste ano.
As áreas-chaves da casa de projetos foram:
• HV, área de testes das baterias a nível de células, módulos e sistema completo de high voltage, ou alta tensão
• A instalação piloto, de prototipação e produção em pequena série dos sistemas de baterias HV
• Desenho e desenvolvimento de hardware e software próprios para todos os componentes
• Desenvolvimento e manufatura das baterias para o R8 e-tron e todas as baterias da frota A1 e-tron.
O nome ‘Audi e-tron’ é a marca registrada da companhia para a mobilidade elétrica. O trem de força elétrico e a necessária tecnologia de alta tensão constituem importante componente da Estratégia 2020 da empresa, que pretende oferecer um modelo e-tron em todos os segmentos do mercado àquela data.