A Abraciclo – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares participa do XVI Congresso Norte e Nordeste de Ortopedia e Traumatologia, organizado pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Regional Pará (SBOT-PA), entre 17 e 19 de outubro, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, em Belém (PA), com dados estatísticos, comparativos, comentários, relato de ações e propostas para tornar a circulação dos motociclistas mais segura.
Nas atividades do evento programadas a partir das 14h do dia 17, o diretor executivo da Abraciclo, José Eduardo Gonçalves, vai proferir a palestra intitulada “Propostas e ações do Setor de Duas Rodas para redução de acidentes com motociclistas”, que trará as medidas realizadas pela entidade e suas associadas em busca da circulação mais segura dos motociclistas. Também divulgará as sugestões do Setor de Duas Rodas para se alcançar a paz no trânsito nas principais cidades do Brasil e, particularmente, das Regiões Norte e Nordeste.
O executivo abordará os resultados e desdobramentos do projeto “Causas Reais de Acidentes com Motociclistas”, um estudo científico e pioneiro na América Latina, realizado pela Abraciclo em parceria com o Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP); as estatísticas e resultados do programa MotoCheck-Up, que em 18 edições realizou a conscientização e orientação de mais de 32 mil condutores de motocicletas em Manaus/AM, Recife/PE, Brasília/DF, São Paulo/SP, Santos/SP e região do ABC Paulista; o panorama das palestras sobre pilotagem segura para cerca de dois mil estudantes do ensino público de nível técnico; os benefícios resultantes dos treinamentos oferecidos pelas montadoras para frotistas de órgãos públicos, como SAMU, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Correios; bem como propostas encaminhadas às esferas governamentais e ao Congresso Nacional para melhorias no processo de habilitação de condutores de veículos de duas rodas.
“É preciso observar que a frota de motocicletas é maior que o número de motociclistas habilitados em praticamente todos os Estados das Regiões Norte e Nordeste do País, conforme demonstram os estudos da Abraciclo, baseados em dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Além disso, nas duas regiões, é flagrante a pilotagem das motocicletas por condutores sem o uso dos equipamentos básicos de segurança e com comportamento irregular diante das normas e regras de trânsito”, comenta José Eduardo.
José Eduardo conclui que as mais variadas áreas da sociedade brasileira podem e devem promover ações integradas para a conscientização e educação no trânsito, envolvendo os atuais e os futuros condutores. “O poder público, escolas, empresas e todos aqueles que buscam e estão diretamente envolvidos com a condução de veículos com responsabilidade e segurança podem ajudar na disseminação do conhecimento e prática de condutas mais corretas e positivas, que definitivamente estabeleçam a paz no trânsito nas cidades do nosso País, como enfatiza a Organização das Nações Unidas (ONU), que estabeleceu para o período de 2011 a 2020 a Década Mundial de Ações pela Segurança no Trânsito”, finaliza o executivo.