Bicicleta Por motonline 13/05/2013 23:37 (há 12 anos).

A cidade de Barretos, no interior de São Paulo está vivendo um fenômeno ciclofóbico. Lá a prefeitura decidiu colocar em prática uma lei de 1995 para punir ciclistas que circulam na contra-mão, passem sinais vermelhos, ou pedalem sobre as calçadas ou pavimentos das praças.

Ação em Barretos visa reduzir o número de acidentes envolvendo bicicletas

No primeiro dia da ação 19 bicicletas, algumas delas conduzidas por crianças e adolescentes, foram recolhidas aos pátios da prefeitura. Os proprietários ficarão três dias sem as bikes e deverão pagar 14 reais de multa. A ideia, diz o Diretor de Trânsito André Luís de Freitas, “é conscientizar os ciclistas de que eles também precisam seguir as regras para que o trânsito se torne menos perigoso”.

Boas intenções à parte, na prática a ação pode reforçar os preconceitos que os ciclistas ainda enfrentam nas ruas do país. Educar para o trânsito é a proposta correta e deveria ser incentivada pelo Ministério das Cidades em todas as localidades do país, não apenas para ciclistas, mas a pedestres e especialmente motoristas e motociclistas, que continuam a morrer em acidentes que envolvem álcool, excesso de velocidade e desrespeito às leis. Mas sempre educar antes de punir. E investir em sinalização, paraciclos, ciclofaixas e – quando necessário – ciclovias. Até mesmo em Barretos, que já tem trânsito intenso nos horários de pico.

Há também boas notícias. Na última segunda-feira (6), a TV Estadão, do jornal O Estado de S. Paulo começou a publicar uma série de reportagens sobre os desafios da acessibilidade.  E no dia 13 a TV Globo lançou uma série sobre mobilidade urbana, com a participação do Mobilize Brasil. Pouco a pouco, a mídia brasileira está abrindo espaço para o tema. Espera-se que seja um fenômeno sustentável.

A propósito, na última sexta-feira (10/5), organizações de ciclistas de todo o Brasil realizaram o Dia De Ir de Bike ao Trabalho. Você que é adepto às bikes, pedale se puder, sempre, mas procure seguir as regras de trânsito, seja em Barretos, Campina Grande, Carapicuíba, Manaus, Cuiabá, Olinda, Alegrete, Paranavaí, Niterói, Brasília, Belém etc. etc.

Anuncie sua moto gratuitamente
Criar meu anuncio agora
Consulte nosso
Guia de Motos