Segurança Por motonline 20/09/2006 11:40 (há 19 anos).

A seguran‡a veicular est  baseada na tecnologia e na elabora‡Æo de projetos para aumentar a seguran‡a de motoristas e pedestres no trƒnsito.

Muitos modelos vendidos hoje sÆo projetados com  reas de deforma‡Æo program vel, c‚lulas de sobrevivˆncia, barras de prote‡Æo e dezenas de outros componentes, avaliados em sofisticados testes de impacto (crash tests), que garantem uma viagem tranqila e evitam danos mais s‚rios em caso de acidentes. “Entretanto, a conscientiza‡Æo e os h bitos dos motoristas e passageiros sÆo fundamentais para que os recursos tecnol¢gicos preservem a integridade f¡sica dos ocupantes de um carro, em qualqer situa‡Æo”, comenta Alexandre Novaes, coordenador da ComissÆo de Seguran‡a Veicular da AEA (Associa‡Æo Brasileira de Engenharia Automotiva).

Com o crescente aumento da frota de ve¡culos, a seguran‡a no trƒnsito tornou-se ainda mais fundamental. Atualmente, h  pol¡ticas de trƒnsito, por exemplo, que visam a integrar as motocicletas ao cen rio do trƒnsito urbano. O crescimento do uso de motocicletas aconteceu de maneira muito r pida e desordenada, o que demonstrou o quanto o espa‡o de circula‡Æo vi ria est  saturado na cidade.  uma tendˆncia atual utilizar motocicletas no transporte de pequenas cargas, esse tipo de servi‡o fez surgir uma nova profissÆo, tornando-se essencial para muitos setores da economia.

De 1992 at‚ 2002, a venda de motos aumentou em 1.800%. Hoje sÆo cerca de 500 mil motos em circula‡Æo na cidade de SÆo Paulo. Isto aconteceu devido a uma estrat‚gia de vendas das montadoras, que estabeleceram um cons¢rcio com parcelas de valor equivalente ao que era gasto pelas pessoas com o transporte p£blico. A finalidade das motocicletas tamb‚m foi alterada durante esse mesmo per¡odo, passaram de um objeto de lazer para um instrumento de trabalho. De acordo com os n£meros da CET (Companhia de Engenharia de Tr fego), cerca de 71% dos acidentes com motocicletas tˆm v¡timas. J  os motoristas e passageiros dos carros se machucam em apenas 7% dos casos.

Estas questäes foram discutidas durante o “Semin rio de Seguran‡a Veicular: Ve¡culos X Vias”, promovido pela AEA. Na ocasiÆo foram propostas algumas solu‡äes para a diminui‡Æo do n£mero de acidentes de trƒnsito entre elas, o investimento na instru‡Æo dos condutores em geral, a determina‡Æo de faixas exclusivas para a circula‡Æo de motocicletas e a exibi‡Æo de v¡deos na televisÆo visando … conscientiza‡Æo das responsabilidades coletivas da seguran‡a no trƒnsito. Outro projeto discutido foi o da cria‡Æo de um certificado de qualidade para as empresas de moto-frete, regulamentando o servi‡o e impondo regras de seguran‡a para os funcion rios.

“O interesse na conquista de um modelo de trƒnsito mais seguro ‚ inerente a v rios segmentos da sociedade. O empenho nessa busca deve partir desde aqueles que conduzem seus ve¡culos diariamente, at‚ das montadoras, que precisam buscar solu‡äes modernas e eficazes para os problemas mais freqentes, utilizando equipamentos de seguran‡a nos quais se possa confiar por completo”, ressalta Novaes.

Necessidade da Inspe‡Æo Veicular
Para o coordenador da ComissÆo de Seguran‡a da AEA, uma das causas dos acidentes no trƒnsito ‚ a falta de preocupa‡Æo dos propriet rios em rela‡Æo … manuten‡Æo. “Quando com manuten‡Æo prec ria, sejam novos ou antigos, os ve¡culos tornam-se perigosos e podem apresentar falhas que acabam resultando em acidentes. H  um projeto de lei, que est  em andamento h  muitos anos, e que visa … obrigatoriedade da inspe‡Æo veicular. A proposta ‚ permitir apenas que ve¡culos em condi‡äes adequadas de seguran‡a possam circular. Aqueles que nÆo passarem na inspe‡Æo, serÆo orientados a fazer os devidos ajustes, para voltarem a circular legalmente. A inspe‡Æo tem o dever de orientar e educar e nÆo de simplesmente punir”, explica o coordenador da CoissÆo de Seguran‡a Veicular da AEA.

Com a frota devidamente inspecionada, certamente, o n£mero de acidentes reduziria, mas as vantagens vÆo al‚m deste aspecto. A inspe‡Æo tamb‚m propiciaria uma melhoria na fluidez do trƒnsito. Carros quebrados sÆo entraves para a circula‡Æo e podem gerar enormes congestionamentos. “A eficiˆncia da inspe‡Æo veicular ser  maior ainda se houver uma legisla‡Æo firme e investimentos na fiscaliza‡Æo do cumprimento das regras. Tamb‚m ‚ necess rio que sejam envolvidos todos os tipos de ve¡culos, caminhäes, carros, “nibus e, principalmente, as motocicletas”, conclui Novaes.

Anuncie sua moto gratuitamente
Criar meu anuncio agora
Consulte nosso
Guia de Motos