A Africa Twin 1100 é a nova arma da Honda para emplacar entre as big trail. Com tecnologia e um conjunto mecânico leve, promete ser a redenção da marca no segmento. Mas será que ela é realmente melhor que a antiga Africa 1000?

A CRF 1000L é uma moto de vários atributos, especialmente para o uso no fora de estrada. Porém, nunca conseguiu colocar medo na concorrência por aqui. Assim, sempre ocupou uma posição tímida entre as trail e big trail mais vendidas do Brasil. Já a nova Honda vendeu 400 unidades somente na pré-venda – quase o mesmo número de sua antecessora em todo ano de 2020.

A Africa Twin 1100 é melhor que sua antecessora em diversos quesitos – como na opção pelo DCT

 

 

Nova Africa Twin 1100: pontos em que ela é melhor que a 1000

Além do nome e da identidade visual, poucos componentes unem as duas aventureiras. O motor manteve a configuração mas tem novas dimensões e temperamento. O chassi foi redesenhado e está mais leve. Os ângulos da ciclística também foram alterados. O pacote eletrônico é inédito. De fato, a Africa 1100 é uma nova moto.

Africa 1100: 4 quesitos em que ela é melhor que a 1000

Câmbio DCT A Africa Twin 1100 é a primeira big trail do mundo com câmbio automatizado de dupla embreagem (DCT). Com engates precisos e quase imperceptíveis, ele extrai a potência do motor da melhor forma, minimizando as perdas e oscilações de potência das trocas manuais. Não à toa, este é o tipo de câmbio que costuma equipar carros superesportivos.

Se adapta ao uso e estilo de pilotagem do condutor, pois pode ser utilizado nos modos D, S1, S2 e S3 – que funcionam como o modo Sport dos carros automáticos. Se preferir, o motociclista ainda pode fazer trocas manuais através de botões no punho esquerdo. Mais barato, o câmbio manual de seis velocidades é opção ao DCT nas duas versões da Africa.

Motor A arquitetura é a mesma OHC, com dois cilindros em linha e arrefecimento a líquido. Porém, o novo diâmetro dos pistões elevou o tamanho de 999 cm³ para 1.078 cm³. Graças à nova alimentação e outros ajustes seus números subiram de 90,2 cv (7.500 rpm) e 9,3 kgf.m (6.000 rpm) para 99,3 cv e 10,5 kgf.m, nas mesmas rotações.

Na prática, estes 10% a mais de potência e torque deixaram a moto mais esperta – e quase estúpida com a potência máxima e controle de tração desligado. No punho, a diferença é inegável.

Ciclística Este sempre foi um dos pontos fortes da Africa, fazendo jus ao nome CRF. Basta ficar de pé sobre as pedaleiras para esquecer que se está numa mil (agora, 1.100) cilindradas. Tem perfil esguio e ângulos de rake e trail que lhe garantem agilidade e segurança em mudanças repentidas de direção. Na terra, é tão fácil de manusear quanto uma 300 – num uso civil, claro.

E na 1100 tudo foi aperfeiçoado. As novas medidas do motor possibilitaram um novo desenho do chassi, que deixou a moto mais leve e acessível aos pilotos de baixa estatura (com banco opcional, tem banco apenas 3cm mais alto que o da CG 160). Assim, segue sendo a mais trail da big.

Eletrônica Aqui está o grande trunfo da Africa Twin 1100 em relação a antecessora. A 1000 é uma excelente moto, repleta de pontos positivos, mas a falta de eletrônica comprometia seu desempenho em um segmento onde os consumidores estão dispostos a pagar por (e exigem) tecnologia. Recebeu algumas melhorias em 2019, como modos de pilotagem e controle de tração desligável, mas teve pouco impacto nas vendas.

Agora tudo mudou. Tela TFT touchscreen de 6,5 polegadas, seis modos de pilotagem (inclusive dois totalmente ajustáveis), controle de tração, ABS para curvas, ABS off road, cruise control, iluminação full LED. Está tudo lá, mesmo na versão de entrada. A Adventure Sports ainda tem suspensões eletronicamente ajustáveis, manoplas aquecidas e faróis com corning light.

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Mais sobre a nova Africa Twin 2021

O modelo já está disponível na rede de concessionários da marca. É encontrado nas versões Africa Twin e Adventure Sports, subdivididas em opções com câmbio manual de seis velocidades ou DCT, uma exclusividade no segmento. Assim, há quatro versões à venda. Veja os preços sugeridos da nova Africa Twin 1100:

Africa Twin 1100: R$ 70.490
Africa Twin 1100 DCT : R$ 76.804
Africa Twin 1100 Adventure Sports: R$ 90.490
Africa Twin 1100 Adventure Sports DCT: R$ 96.626

Africa Twin 1100 já está à venda nas lojas. Preços variam de R$ 70.490 a R$ 96.626

Nós já detalhamos as diferenças entre as versões, mostrando os diferenciais da Adventure Sports mas que a Africa Twin padrão é bem equipada para ser considerada ‘de entrada’. Para saber mais, veja isto. Para saber mais sobre potência, peso e ficha técnica da nova Africa acesse o Guia de Motos.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.moto>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza