O mercado de motos no Brasil viu números surpreendentes no ano passado. Porém, não é a primeira vez que isso acontece. Relembre quais foram as épocas destacadas para as motocicletas no país e os motivos para isso.
O mercado motos no Brasil
O ano de 2024 entrou para história como o terceiro melhor em vendas de motos no Brasil, desde que a Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores – começou a fazer o acompanhamento das vendas de veículos nacionais.
Em resumo, foram números que demonstram como o mercado de motocicletas, do país, está em plena expansão. Porém, 2024 não foi o ano recorde, quando o assunto é motos emplacadas.
Como descrito, o ano de 2024 registrou o terceiro melhor desempenho na história da indústria de motos no Brasil, com 1,87 milhão de unidades. Ou seja, para chegar ao recorde histórico de 2011 faltaram ainda 64 mil unidades.
Em resumo, 2011 viu 1,94 milhão de motos novas nas ruas, aliás, naquele ano o mercado superou o nível – até então histórico de 2008 – que era o melhor ano para a indústria brasileira com 1,92 milhão.
No entanto, em 2011 os números de emplacadas poderiam ser ainda maiores. Isso porque, até então, o Brasil vivia o fenômeno das pequenas 50 cc – sem registro de emplacamento – visto em cidades menores, sobretudo na região Nordeste do Brasil.
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Porque as vendas estão crescendo?
Em 2024 a marca Honda se manteve como a líder do mercado de motos no Brasil. Em resumo, no ano passado a marca emplacou mais de 1,28 milhão de motocicletas entre janeiro e dezembro.
Segundo a fabricante, esse resultado de 2024 superou o total de 2013, quando a empresa emplacou 1,22 milhão de unidades. Além disso, assim como ocorreu nas vendas gerais brasileiras de 2011, fatores contribuíram para a alta demanda de motos. Assim, a Honda elencou as pistas que nos revelam o crescimento do número de motocicletas.
De forma geral, o crescimento nos emplacamentos pode ser atrelado a quatro pontos fundamentais. O primeiro revela que o consumidor associa cada vez mais a moto como uma solução de mobilidade eficiente e econômica, além de meio para geração de renda.
Já o segundo ponto revela um aumento de novos habilitados com a categoria A. Por fim, o maior acesso ao crédito, por parte dos consumidores, favoreceu a possibilidade de compra. A Honda Serviços Financeiros, por exemplo, foi a responsável por 45% das vendas de motocicletas em todo o Brasil em 2024.
Além disso, o Consórcio Honda foi um dos destaques, com uma participação de, em média, 30% das vendas no segmento de motocicletas – com mais de 1 milhão de cotas comercializadas.
Enfim, ao que o mercado de motocicletas indica, esse crescimento no número de motos está só começando e deve apontar um aumento constante nos próximos anos.