Recentemente, a Honda anunciou a retirada da scooter Forza 350 do seu catálogo. Entretanto, o modelo não foi o único da marca que deixou o mercado após um breve período de vendas no país. Confira 5 motos Honda que saíram de linha cedo demais ou, se você preferir, que ‘não deram certo’ no Brasil.
1 – Forza 350: chegou em 2022, saiu em 2024
A marca japonesa confirmou, no final deste ano, que o modelo Forza 350 não integra mais o portfólio de produtos no Brasil. A scooter havia sido lançada no mercado nacional em agosto de 2022. Entretanto, apesar de ter bom acabamento, desempenho e itens de série, a Forza 350 perdeu na relação custo benefício.
No lançamento, o modelo de 350cc da Honda custava cerca de R$ 15 mil a mais que a concorrente Yamaha XMax, conforme o preço sugerido de R$ 47 mil da época. Enfim, o valor elevado refletia os custos de importação da scooter Forza 350, que vinha da Ásia, da unidade da marca na Tailândia.
2 – SH 150i: chegou em 2017, saiu em 2021
Outra scooter Honda com passagem breve no mercado nacional foi a SH 150i. O modelo é um sucesso absoluto na Europa, porém, não se saiu tão bem no nosso país. Curiosamente, a scooter era melhor equipada do que a líder de vendas PCX da época. Afinal, a SH contava com iluminação em LED, Smart Key e ABS nas duas rodas, por exemplo.
Além disso, o conjunto da scooter SH tinha aros de 16 polegadas, para minimizar o impacto das irregularidades do solo. Porém, nada dos destaques do modelo parecem ter sido o suficiente para emplacar a moto, entre as preferidas no mercado nacional.
3 – CTX 700: chegou e saiu em 2014
A Honda CTX 700 é um modelo com destaque ao visual audacioso. Uma novidade que chegou trazendo o nome “comfort, technology and experience” (CTX), querendo aliar a ciclística tradicional das motos custom a um conjunto inédito, econômico, leve e com bom desempenho.
Porém, indo além da ideia da CTX, na prática, o produto acabou não agradando os fãs de custom – que preferiam modelos com maior apelo retrô. Resultado, a moto da Honda ficou apenas um ano presente no Brasil. Curiosamente, a CTX era movida pelo motor da NC 700X, que segue à venda por aqui! Veja sua ficha técnica e o teste com a CTX 700.
4 – CRF 250L: chegou em 2013, saiu em 2015
A Honda CRF 250L foi lançada em 2013 no Brasil, preenchendo a lacuna deixada entre a descontinuada XR 250 Tornado e a XRE 300. Uma moto incrível, com motor de arrefecimento a líquido, suspensão invertida, visual de ‘trail raiz’ e aceitação internacional. Só tinha um problema: o preço, salgado pelos tributos aplicados a produtos importados.
Importada, a moto beirava os R$ 20 mil… no fim de 2013, há mais de dez anos! Para comparação, uma XRE 300 ABS saía por ‘apenas’ R$ 14 mil, enquanto a Lander era negociada a R$ 12 mil na época. Contudo, em países vizinhos como o Chile, a motocicleta trail segue firme na linha de produção.
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5 – Varadero 1000: chegou em 2007, saiu em 2009
Por fim, no Brasil poucos lembram da big trail com motor de esportiva da Honda. Sim, uma curiosa moto que chegou ao país importada pela marca, entre 2007 a 2009. A Honda Varadero desembarcava com a proposta de rivalizar com motos como a BMW 1200 GS e Suzuki V-Strom.
Para conquistar mercado, além de visual robusto, a moto era movida por um propulsor de 2 cilindros em V, com 90 cv e quase 10 kgf.m de torque, acompanhado pelo câmbio de seis velocidades. O modelo também trazia tecnologias convenientes, como freios ABS, que ainda eram um requinte para a época. Porém, a moto foi mais uma fadada ao fim, pelo alto custo no mercado – veja o teste a Varadero.