CG Titan edição especial 25 anos

Aos 25 anos, Honda Titan ganha série especial

A Honda apresenta a versão comemorativa de 25 anos da linha CG Titan, uma moto que vem com uma nova pintura e grafismos inéditos, além de aplicação exclusiva de logotipo alusivo à data no tanque de combustível. A celebração é mais do que merecida pois são cerca de 40% de motociclistas brasileiros que possuem uma moto da família Honda CG. Sim, das 26 milhões de motos que circulam pelo Brasil, cerca de 10 milhões são CGs e destas, 5,7 milhões são Titan. Esta nova versão tem apenas 8 mil unidades que estão à venda nos mais de 1100 pontos de venda Honda em todo o Brasil por R$ 10.800, sem despesas de frete e seguro.honda-titan-anniversary-3-4-fd-copy

De resto a Honda CG 160 Titan “25 anos” traz tudo o que a consagrou como uma moto campeã na preferência nacional, com destaque ao motor OHC de 162,7 cm³, capaz de gerar 15,1 cv (etanol) e 14,9 cv (gasolina) de potência máxima a 8.000 rpm. O torque máximo é de 1,54 kgf.m (etanol) e 1,40 kgf.m (gasolina) a 6.000 rpm e a transmissão é de cinco velocidades. O chassi tem arquitetura tipo Diamond e é construído em chapa de aço estampado com o motor fazendo parte da estrutura e as suspensões e sistema de freios CBS – Combined Braking System – garantem a boa maneabilidade, estabilidade e segurança da moto.

Titan, um pouco de história

Derivada da clássica CG 125 Today, o modelo teve acrescentado à receita vencedora maior robustez. Daí o nome “Titan”. A chegada da CG 125 Titan coincidiu com um momento de grandes mudanças no Brasil, como a adoção do Plano Real, que abriu as portas para um período de estabilidade econômica inédito na história recente do país, além de conquistas esportivas, como o inédito título mundial da seleção brasileira feminina de basquete – o dream team de Paula, Hortência e Janeth – e o tetracampeonato da seleção brasileira de futebol na Copa dos EUA.

Nesse cenário a introdução da CG 125 Titan em setembro de 1994, e de suas sucessoras CG 150 Titan (2004) e CG 160 Titan (2015) garantiu uma história de sucesso de vendas, colocando a CG como o modelo de moto mais vendido de todos os tempos. Desde então, pouco mais de 5,7 milhões de unidades da Titan foram vendidas no Brasil, com o recorde de vendas ocorrendo no ano de 2008, quando 462.890 Titan chegaram às mãos de seus donos. Acompanhe a linha do tempo da CG Titan:

  • 1994 – É lançada a CG 125 Titan, com novo design e 90 alterações técnicas. Entre elas, comandos elétricos com novo desenho, alças traseiras nas laterais, tanque de formas arredondadas, novos freios e conjunto de embreagem
  • 2000 – Apresentada como quinta geração da família CG 125, a principal novidade da Titan foi o exclusivo sistema anti-esvaziamento de pneus Tuff-up
  • 2002 – Lançamento de mais uma versão intermediária da CG 125 Titan, a KSE, com partida elétrica e freios a tambor
  • 2004 – A CG ganha novo motor de 150 cm³ e passa a se chamar CG 150 Titan, com design renovado para acompanhar as modernas tendências
  • 2009 – A moto mais vendida do Brasil chega toda renovada, com novo visual, injeção eletrônica (PGM-FI), que a coloca antecipadamente com níveis bem abaixo dos limites estabelecidos pela terceira fase do Promot
    • Lançada a CG 150 Titan Mix, com novo e inédito conceito de mistura de combustíveis para motocicletas. É o primeiro modelo no mundo, produzido em série, que utiliza tanto o álcool quanto a gasolina como combustível
    • Honda oferece ao mercado uma opção mais completa, a nova CG 150 Titan Mix EX, que agrega esportividade e mais sofisticação dentro da categoria Utility
  • 2014 – A Honda lança a primeira motocicleta de baixa cilindrada com sistema de freios CBS (Combined Brake System), com objetivo de oferecer mais segurança aos motociclistas
    • Honda lança série especial CG 150 Titan EX BR com cores da bandeira brasileira, apresentada um mês antes do início da Copa do Mundo de Futebol, sediada no Brasil naquele ano
    • Família Honda CG 2014 passa a ter três anos de garantia
  • 2015 – Honda antecipa lançamento da linha CG modelo 2016 e com a nova motorização de 160 cm³, em substituição às versões com motor de 150 cm³
  • 2016 – Honda apresenta a edição especial 40 anos da CG 160 Titan em comemoração dos 40 anos de Honda no Brasil. Limitada a 7.000 unidades, a versão apresenta grafismos exclusivos nas cores da bandeira brasileira e design inspirado no conceito Honda Racing
  • 2018 – A novidade na Titan foi a introdução da suspensão dianteira SFF (Separated Function Fork), derivada das motocicletas usadas nas competições off-road – motocross, enduro e rally –, que fez as CG ficarem mais resistentes e com melhor dirigibilidade
  • 2019 – Chega ao mercado a série especial e exclusiva em comemoração aos 25 anos de mercado da Honda CG Titan.

separador_honda



Sidney Levy

Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.