Cartas Por motonline 18/12/2006 11:31 (há 19 anos).

Foto: Aprilia NA 850 Mana

O que tens a dizer sobre a Aprilia Mana 850, fiquei muito curioso com seu sistema, pois tem cambio CVT com op‡Æo de manual.  2 cilindros em V e injetada, explica como se d  esse trabalho de cƒmbio pr  nois, pois a danada tem 3 modos de acionamento para suas marchas, ‚ no botÆo (7 marchas), no pedal ou CVT.
Kuila – salvador-ba
Grande Kuila, esse sistema de cƒmbio nÆo ‚ novo, a Yamaha j  pesquisa e desenvolve esse sistema h  uma d‚cada. Uns 15 anos atr s escrevi que as motos acima de 500 deveriam ter op‡Æo de cƒmbio autom tico. Quase fui apedrejado pela declara‡Æo, mas nÆo vejo motivo para motos como as custom e as touring acima de 500 ainda exigirem troca de marcha. Bom, passados 15 anos a Yamaha desenvolveu o cƒmbio de acionamento autom tico na FJ 1300, a Honda criou um prot¢tipo futur¡stico com cƒmbio eletr“nico por botäes e a Aprilia lan‡ou a NA 850 Mana com sistema de acionamento eletr“nico. Trata-se de um sistema de cƒmbio in‚dito em motos, mas j  presente em sccoters grandes. O sistema CVT (por polia vari vel) como nos ciclomotores tˆm duas polias que alteram o diƒmetro conforme a rota‡Æo do motor e a velocidade da roda. No sistema CVT seqencial o piloto pode escolher sete op‡äes de marchas, que podem ser acionadas por meio de um botÆo, ou pelo pedal normal no p‚ esquerdo. Al‚m disso, um sistema de gerenciamento eletr“nico permite escolher 3 tipos de “tocada”: sport, touring e chuva. O sistema ‚ realmente complexo e merece uma mat‚ria espec¡fica, mas o resultado ‚ o fim da embreagem e a minha previsÆo feita l  no passado est  cada vez mais real e concreta: a moto com cƒmbio autom tico. Quem quiser ver mais detalhes dessa moto pode acessar o site da Aprilia: www.aprilia.com

Foto: Cƒmbio acionado por botÆo

Qual?
Ol , estou interessado em adquirir uma Custom 250cc e no mercado as op‡äes sÆo a Mirage 250 e a VBlade. Gostaria de saber sua opiniÆo entre as duas, o que me ajudaria na decisÆo. Mecƒnica, consumo, acabamento e valor de revenda.
Andr‚ – Camaragibe, PE

Selante
Tite, esse tau selante para pneu serve mesmo ou ‚ so lorota, na minha ybr colocaria 1/4 de frasco em cada pneu?
Rodrigo – Caic¢, RN
O Caic¢ quente! Rapaz, eu nÆo fazer testemunhal de gra‡a, mas uso o selante h  12 anos e faz 12 anos que nÆo tenho um pneu furado nas minhas motos!

Sahara
Tenho um Sahara 98, gostei muito da moto, mas estou c/uma d£vida. A velocidade dela ‚ baixa mesmo? Chego no m ximo aos 90 Km na estrada e fico chateado at‚ quando passa por mim uma moto de menor potencia, mas quanto a isso nÆo quero competir c/niguem. Ser  que existe uma coroa de menos dentes? Isso poderia acarretar maior velocidade? Agrade‡o por ler minha mensagem e parabens pelo site, est  muito bom.
Paulo C‚sar – Rio de Janeiro – RJ
Com certeza sua moto tem problemas, ela chega a 130 km/h. Fa‡a uma revisÆo no sistema de alimenta‡Æo: carburador, filtro de ar, filtro de gasolina e depois no comando de v lvulas.

Arrancada
Bem bacana a reportagem sobre os festival Brasileiro de Arrancada, estou morando a 3 anos em Araraquara SP mas sou de curitiba e vivia no autodromo nas arrancadas, tenho conhecidos que arrancam tb, e j  tive 2 carros turbinados. Hj frequento o motonline, pq resolvi partir pras motos tb, ainda pretendo ter uma esportiva!! J  vi bem de perto os dragsters arrancarem e realmente tem que ser macho e ter bra‡o pra acelerar aquilo!
Hugo – Araraquara

Pneu
Ol  tite, mudando o pneu traseiro de uma bros (aro 17) por um pneu street, isso poderia de alguma forma trazer beneficios ou apenas malef¡cios? Estava pensando no Mt75 110-70-17, oq acha? Se essa medida nao ca¡sse bem para ela, qual seria uma medida boa q poderia me trazer benef¡cio ou pelo menos que nao lerdiasse ela? Parab‚ns pelo livro!! Que tal aparecer no J“ agora? hehehe, podemos fazer uma mobiliza‡Æo!
Elias – Balne rio Cambori£ – SC
O problema ‚ que vc ficar  “manco” com um pneu street atr s e um de uso misto na frente, pq nÆo tem pneu on com aro 21! Existem op‡äes mais urbanas de pneus mistos, entre no f¢rum Motonline e pergunte ao Pernalonga! Sim, vamos encher a caixa postal do J“: “entreviste o Tite”!!!

Mudan‡a
to querendo trocar o escapamento da minha FAZER 250 por um tri oval de fibra de carbono. Qual a sua opiniÆo? A moto j  esta com pneus 150 na traseira e 110 na dianteira. Quero deixar a FAZER 250 com uma cara um pouco mais agressiva, ser  que vai alterar muito o modo de pilotar e o consumo de combustivel?
Denner – Ibitinga / SP
Bom, os pneus j  alteraram a caracter¡stica de estabilidade e rela‡Æo de transmissÆo da moto. Quanto ao escape, se nÆo ferir a legisla‡Æo quanto … emissÆo de ru¡dos, manda ver. Mas exija um laudo t‚cnico do fabricante em caso de multa futura por excesso de barulho.

Alarme
Estou pesquisando travas e alarmes para comprar, qual seria a melhor op‡Æo:trava x c/ alarme, trava y (pedaleira) ou um alarme z. Estou em duvida no qual me oferece mais seguran‡a e praticidade.
Augusto – Castro, PR
NÆo gostamos de fazer publicidade gratuita de produtos relativos … moto. Mas entre em nosso f¢rum Motonline e pesquise com os leitores que l  eles sabem de tudo.

Pop
essa Honda POP ‚ brincadeira mais uma coisinha e sairia uma lambreta pelo menos herdou o paineu amortecedor traseiro colorido um show do ridiculo. Parece uma biz descascada. Parabens pelo teste Lander X Tornado e simplesmente Show.
wamberto – Garanhuns – PE
Geraldo Simäes! Primeiramente gostaria de me solidarizar com os amigos motonliners e expressar a minha indigna‡Æo com a Honda do Brasil em lan‡ar a POP (Pat‚tica, Onerosa e “Pobre”). Pense numa moto que eu nÆo comprarei! Outra questÆo ‚: Que moto ‚ aquela utilizada no filme “TOP GUN – Ases Indom veis”? Ela existe ou existiu no Brasil? Por fim, tem um colega que comprou uma XTZ 250 Lander e estava contando vantagens, numa roda de amigos, dizendo que a sua moto estava fazendo 38 Km/L. Isso realmente ‚ poss¡vel? Parab‚ns pelo lan‡amento do Livro e pelo SITE que estar a cada dia melhor.
Hermes – Mossor¢
Hermes, a moto do Ases Indom veis ‚ uma Kawasaki GPZ 900 Ninja. Com a Fazer eu j  fiz at‚ 40 km/litro, portanto ‚ poss¡vel a Lander fazer 38, s¢ depende de como o cabra pilota a motoca.

Anuncie sua moto gratuitamente
Criar meu anuncio agora
Consulte nosso
Guia de Motos