PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO A peça responsável por esta tecnologia é destacada na figura, observem que nesta ilustração, devido à motocicleta possuir cinco marchas, existe seis circulares contatos dourados, ao invés do único tradicional contato do neutro. Esta peça é localizada próxima ao pinhão (para visualizarmos sua localização na motocicleta devemos remover a capa protetora do pinhão), fixada na carcaça esquerda da motocicleta. O trambulador (peça localizada internamente no motor que auxilia a troca de marchas) carrega uma chapa metálica que possui um ressalto (em nossa figura, ao lado do sensor) que fecha o circuito elétrico com um dos seis circulares contatos do sensor.
RESUMO No nosso caso, por haver apenas cinco marchas são necessário cinco contatos para a indicação da marcha (um contato para cada visualização) e mais uma para a visualização do neutro, portanto seis contatos!
MANUTENÇÃO A avaria mais comum é o desgaste da pequena chapa metálica que fecha o circuito, como conseqüência, ocorre à ausência da indicação da marcha. Basta substituir a pequena chapa ou simplesmente limpar o contato com produto específico (limpa-contatos).
PORMENORES Adaptar este sistema numa motocicleta que não a possua é praticamente impossível devido às dimensões do sensor e da chapa metálica não se adaptarem ao sistema original da motocicleta, mas num país com um povo tão criativo que inventa e reinventa de tudo (que o diga os motociclistas que adaptam filtro de ar do Celta na Falcon) não duvido nada caso eu encontre uma Falcon ou Twister com este tal indicador de marcha!
SAIBA MAIS…