Publicidade

O segmento das motos esportivas é pequeno no Brasil. Considerando desde as menores até as poderosas superbikes acima das 1.000cc, o setor representa cerca de 0,5% do total de emplacamentos por aqui. Talvez por isso seja tão raro ver uma nova moto Yamaha no nicho.

Mas no exterior o cenário é bem diferente. Se aqui a japonesa oferece apenas a R3, lá fora há também opções de 250, 600, 700 e 1000 cilindradas, além da conhecida 155cc que acaba de receber novidades. E é para falar da nova R15 V4 que estamos aqui.

moto yamaha r15

Pequena esportiva R15 V4 tem visual inspirado na poderosa R1, motor ‘girador’ e promessa de economia. Agora, ganhou a nova cor Dark Knight

 

Publicidade

Nova moto Yamaha esportiva

Lançada em 2008, a R15 é consagrada em muitos mercados. Lá fora, ocupa o posto de menor esportiva de rua da marca, um degrau abaixo de modelos que conhecemos bem, como a R3.

Recentemente o modelo recebeu atualizações estéticas e passa agora a contar com um novo esquema de cores, apostando numa combinação de preto fosco e dourado. É a Dark Knight. Já o design das carenagens é inspirado nas irmãs maiores da família R, especialmente na topo de linha R1.

Veja também:

Publicidade

 

Esportiva pequena e interessante

Além do visual moderno, agressivo e com alto nível de acabamento, a R15 agrada pelo desempenho adequado à proposta. A pequena esportiva urbana tem motor de 1 cilindro, 155 cc, arrefecimento a líquido e 4 válvulas. Ele entrega 18,4 cv de potência e 1,4 kgf.m de torque. E gira alto, com pico de potência a 10.000 rpm.

moto yamaha r15

A R15 é oferecida em muitas versões e mercados – incluindo em alguns vizinhos do Brasil, como Colômbia e Chile

Já o câmbio é manual de 6 velocidades e a embreagem, deslizante. Além disso, essa moto Yamaha é leve, pesando 142 kg, já abastecida. O chassi deltabox divide espaço com a suspensão dianteira invertida e monoamortecida atrás. As rodas de 17 polegadas calçam pneus sem câmara, medidas 100/80 e 140/70. O tanque tem capacidade para 11 litros, prometendo mais de 400 km de autonomia.

Publicidade

Com essa ficha técnica, tem velocidade máxima próxima aos 135 km/h (reais, cerca de 150 km/h no painel) e consumo médio de 40 km por litro. É econômica, afinal trata-se de uma moto urbana.

Modelo ganhou pintura especial 60th Anniversary lá fora assim como a R3 aqui no Brasil

 

Quanto custa a nova moto Yamaha

A R15 é oferecida em muitos países, de diversos continentes. Popular na Ásia, está disponível até em mercados próximos de nós, como na Colômbia e no Chile.

Na Índia, a versão atualizada tem preços entre 181 mil a 186 mil rúpias, a depender da cor. Cerca de R$ 10.900 em conversão direta. Já em comparação com o Chile a conversão pesa mais. Por lá a Yamaha R15 V4 custa 3,9 milhões de pesos, aproximadamente R$ 24.700. Não há previsão do modelo vir ao Brasil.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza