Divirta-se! Por Thays Martins 20/11/2021 15:53 (há 3 anos).

Parece que a adrenalina sempre correrá nas veias de alguns doidos. Guy Martin, ex-piloto britânico de motocicletas, resolveu entrar em um novo desafio: quebrar o recorde mundial de velocidade pilotando uma motocicleta. Para esse feito, iniciou os testes para atingir um top speed inacreditável de 640 km/h!

A ‘moto’ protótipo recebeu o nome de 52 Express e vem sendo submetida a primeira rodada de testes na pista de aviação de Elvington, na Grã-Bretanha. Assim, o protótipo foi projetado pelo ex-piloto da MotoGP Alex Macfadzean. Dessa forma, para a moto sair do papel, contou com ajuda do ex-piloto de enduro e dono da equipe BSB Bernie Toleman.

  • Algumas insanidades de Guy Martin

Veja também:

Em busca do maior top speed com uma moto

Nesta fase inicial a equipe submete o protótipo a uma série de testes nas pistas

Bem, se engana quem achou que o Martin atingiu mais de 600 km/h facilmente. A equipe composta por ex-pilotos experientes montou uma estratégia de testagem progressiva. Dessa forma, no primeiro dia de testes na pista de aviação, Martin realizou corridas abaixo de 145 km/h. Essa etapa foi importante para que a equipe pudesse ter uma dimensão mais exata sobre as distâncias de frenagem e se os sistemas de segurança estavam atuando. 

Assim, a equipe consegue ajustar a máquina para que Martin a comande nas pistas

Já no segundo dia de teste, a equipe sinalizou que o piloto aumentasse a velocidade. Assim, Martin pulou para 241 km/h  e todos ficaram atentos ao funcionamento da moto. Desse modo, o gerente técnico Dave Blundell e o engenheiro de design Alastair Smith fizeram ajustes mecânicos. Após mexer na mecânica, a carroceria aerodinâmica foi colocada.

De acordo com a equipe, o protótipo tem um alto potencial de atingir os 640 km/h e que a tentativa está prevista para ocorrer em 2023 no Salar de Uyuni, maior deserto de sal do mundo, na Bolívia.

 

Top speed do recorde atual  

O modelo conta com dois paraquedas para ajudar na frenagem

Atualmente, o recorde de de top speed com uma moto é do americano Rocky Robinson. Ele atingiu a velocidade máxima de 605 km/h comandando uma Suzuki de 1.000 cavalos de potência, em 2010. 

Em 2023 saberemos se essa invenção tomará o recorde batido em 2010

Dessa forma, sua concorrente comandada pelo Martin é equipada com uma turbina Rolls-Royce Gem-42 de um helicóptero militar Westland Lynx. Além disso, em comparação a moto rival, o modelo tem 200 cv a mais, ou seja, a máquina tem 1.200 cavalos de potência.

Por fim, para além de acelerar, é preciso pensar em como parar um protótipo desse tipo. Assim, a equipe colocou dois paraquedas para ajudar a parar a grande moto. Cruzem os dedos, o show vai começar.

Thays Martins
Uma jornalista formada pela UFPE que se tornou apaixonada pelo universo das duas rodas desde que George Clooney comprou sua Vespinha
Anuncie sua moto gratuitamente
Criar meu anuncio agora
Consulte nosso
Guia de Motos