Publicidade

O mercado das motos custom segue em alta no exterior. Enquanto o Japão é agraciado com uma Yamaha ‘raiz’ em versão exclusiva, novos países da Europa passam a contar com mais uma opção de custom 300cc e que, aliás, nós gostaríamos de ter também por aqui.

Veja também:

Uma custom 300cc novinha – e de quebra com ‘mimos’ como motor V2 e transmissão por correia – faria muita gente feliz no Brasil

Uma custom 300cc que queremos aqui

A BD300 é voltada aos que estão chegando agora ao segmento. Fabricada pela chinesa Benda (que pertence à empresa Zhejiang Changling Binjiang), possui uma ficha técnica para ninguém colocar defeito. O design, por sua vez, é igualmente digno de elogios, remetendo às clássicas cruiser americanas sem copiar descaradamente ninguém – diferente de outros projetos do país.

Publicidade

Motor de 298 cm³, que gera 30,6 cv e 2,9 kgf.m, acelera a ‘pequena’ custom até os 150 km/h – reais, claro

Como manda o figurino, o motor é um dois cilindros em V. Com arrefecimento a líquido, o propulsor de 298 cm³ entrega 30,6 cv a 8.500 rpm e 2,9 kgf.m de torque, a 6.500 rpm. Enquanto o câmbio é de seis velocidades a transmissão final se dá por correia, algo pouco comum em modelos deste porte.

As rodas são de 16 polegadas na frente e de 15 atrás. A suspensão tem um tradicional sistema com duplo amortecimento na traseira, enquanto adota garfo invertido na dianteira. O tanque de combustível, em formato de gota, tem capacidade para 15 litros. Pesando 170 kg a seco, o conjunto promete acelerar até os 150 km/h – reais, claro – de velocidade máxima.

Tanque em formato de gota, guidão baixo e design de elementos como banco e traseira remetem às Harley-Davidson Sportster. Apesar disso, chinesa não chega a ser uma cópia descarada de algum modelo específico

Publicidade

Por fim, a tecnologia está presente em outros elementos além da suspensão upside down. Há LED no farol (com luz diúrna, inclusive) e na lanterna traseira, além de freios com sistema ABS. O painel de instrumentos adota um display LCD, de formato redondo, posicionado logo atrás da mesa do guidão.

.

Preço e mercado

O modelo está disponível em diversos mercados, além dos asiáticos. Assim, pode ser encontrado em países como Itália, Espanha e Portugal, por exemplo. Seu preço varia entre as localidades, mas gravita em torno dos 5.300 Euros – algo na casa dos R$ 35 mil, em conversão direta.

Na Europa, nova custom 300cc custa pouco mais de 5 mil Euros e faz concorrência a várias motos que não temos aqui, como Honda Rebel 300 e Royal Enfield Meteor 350

Publicidade

A nova custom 300cc encontra um segmento aquecido na Europa e Ásia, fazendo concorrência direta a modelos como a Honda Rebel 300 e um pouco mais distante a outros, como Royal Enfield Meteor 350. Até a chegada da RE no Brasil, prevista para os próximos meses, a situação por aqui é bem diferente. Não temos nenhuma representante no nicho – infelizmente.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza