Publicidade

O lendário rali Paris-Dakar começou em 1979 e rapidamente ganhou o título de maior competição off-road do mundo. Ao longo do tempo, a prova recebeu fama e deu notoriedade a pilotos e motos que sobreviveram e venceram o severo deserto africano. Fato que fez surgir modelos e nomes que habitam o nicho das big trail até os dias atuais.

Ainda no final dos anos 2000, a competição mudou-se para a América do Sul e agora está na Arábia Saudita, prestes a sediar sua nova edição em janeiro de 2022. Se não vemos mais as clássicas nas áreas competindo, o mesmo não pode ser dito nas concessionárias. Confira 6 motos trail inspiradas no Dakar.

Ducati DesertX

A mais recente entre as big trail inspiradas no clássico rali é da Ducati. A marca italiana vai colocar à venda na Europa, ainda em março, a DesertX. Trata-se de uma moto que remonta às antigas Cagiva Elefant das edições dos anos 80 e 90 do Paris-Dakar. Alusão nada mais do que justa, uma vez que a Ducati motorizava a antiga marca no desafio.

Big trail DesertX nasceu ainda como protótipo inspirado no Dakar do passado

Publicidade

 

MV Agusta Lucky Explorer

A Cagiva não está mais no mercado, no entanto, seu nome hoje pertence à também italiana MV Agusta. Sendo assim, a marca decidiu prestar o seu tributo e se valer da glória da Elefant. Tudo isso a partir de um projeto, o Lucky Explorer. Ele deu origem a dois protótipos, a big trail de 931 cc 9.5 e a 5.5 com 550 cc, tudo isso ao melhor estilo Dakar…

Conceitos Lucky Explorer são referência direta as competidoras de outrora

Aprilia Tuareg 660

Outra novidade que chega em breve na Europa é a Tuareg 660. Embora a Aprilia não tenha uma fama tão grande no Dakar quanto suas concorrentes, o nome em alusão ao povo do deserto vem competindo com a marca desde os anos 80. Por fim, não surpresa, o modelo de 659 cc chega para brigar de frente com a Yamaha Ténéré 700.

Publicidade
Tuareg 660

Tuareg 660 é mais uma das que bebem da fonte do Paris-Dakar

Veja também:

 

 

Publicidade

Yamaha Ténéré 700

Falando em Ténéré, não podemos deixar de falar do mítico nome utilizado pelas motos da Yamaha. Tudo começou com a XT 600Z Ténéré e se hoje a marca compete com as suas modernas WR450F Rally, a distinção continua viva no mercado com a Ténéré 700. Uma opção afinada para fazer bonito em qualquer terreno.

Yamaha Ténéré 700

Como não lembrar dela, a Yamaha Ténéré 700

 

Honda Africa Twin

Atualmente a Honda posa como a atual campeã do Dakar com a CRF450 Rally. No entanto, a história da marca começou na competição com as primeiras Africa Twin. Desde então, uma gama de big trails foram criadas com a designação. Em resumo modelo mais recente – herdeiro desta tradição dos ralis raiz – é a Africa Twin 1100.

Honda Africa Twin

Honda Africa Twin é nome de sucesso até os dias atuais

 

BMW R 1250 GS

A BMW também tem o que contar sobre o antigo Paris-Dakar. A marca alemã venceu a terceira edição com sua R 80 GS – que, aliás, foi criada justamente para mostrar o poderio da marca nas competições off-road. Desde então, a sigla GS habita os modelos big trail da marca e se referenciam nos desafios das antigas motos. Enfim, é desta forma que vemos no mercado a já consagrada R 1250 GS, uma aventureira altamente tecnológica.

BMW R 1250 GS

BMW R 1250 GS remete as raízes das primeiras competidoras da marca

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]