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O segmento das big trail no Brasil tem um público fiel que, mesmo na pandemia, aqueceu o mercado em 2020 mais 0,3% em comparação com 2019. Contudo, se você procura uma big trail barata para gastar pouco, separamos um top6 com as grandes aventureiras mais baratas à do Brasil em 2021

Big trail mais baratas de 2021

Para montar o ranking, levamos em consideração o valor oficial sugerido pelas marcas, mas também o preço de mercado da moto zero quilômetro da tabela Fipe de agosto. Confira a lista:

 

Top big trail mais baratas em 2021

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Modelo

Preço sugerido Preço de mercado Zero KM (Fipe)

1º  Kawasaki Versys 650

R$ 42.990 R$ 43.342
2º Suzuki V-Strom 650 R$ 55.980

R$ 51.410

3º BMW F 750 GS R$ 59.500

R$ 60.655

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4º Triumph Tiger 900 R$ 64.390

R$ 64.227

5º BMW F 850 GS R$ 68.500

R$ 76.716

6º Honda Africa Twin 1100L R$ 70.490

R$ 82.012

 

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Big trail mais barata: Kawasaki Versys 650

A Kawasaki Versys 650 emplacou o primeiro lugar da big trail mais barata do Brasil

A Kawasaki lidera a lista de big trails mais baratas com a Versys 650. Ágil, versátil e confortável a aventureira tem uma proposta que até encara uma terrinha mas se dá melhor em vias de asfalto. Assim, suas rodas de 17 polegadas e liga leve mostram que o modelo gosta mesmo é de estrada.

Além disso, o motor de refrigeração líquida tem dois cilindros paralelos de 649 cilindradas tem ajuste para entregar potência na faixa de baixa a média rotação. O modelo possui potência máxima de 69 cv a 8.500 rpm e seu torque pode chegar a 6,5 kgfm a 7.000 rpm.

 

Suzuki V-Strom 650

A V-strom 650 está no mercado com um ótimo custo benefício para o segmento

A Suzuki traz como entrada para o mundo das big a V-Strom 650. A aventureira é equipada com controle de tração com dois modos e que também pode ser desligado.

Dessa maneira, o primeiro modo possui um menor nível de intervenção, sendo mais suave, o que permite uma leve perda de tração da roda. Já o segundo modo, ideal para pisos escorregadios, possui maior nível de intervenção executado constantemente, controlando e prevenindo a menor perda de tração possível. 

Moto v-strom-650-xt

Contudo, a Suzuki modificou o para-brisas o estendendo em 9mm

O modelo de entrada da família V-Strom tem um motor potente que entrega potência máxima de 71 cv a 8.800 rpm que rendem torque de até 6,32 kgf.m a 6.500 rpm. 

Além disso, o motor quatro tempos é aliado à tecnologia de pistões revestidos com resina anti-atrito e a Suzuki afirma que as tecnologias utilizadas  na moto oferecem um baixo consumo de combustível. 

 

BMW F 750 GS 

A BMW F 750 GS chega a 77 cavalos de potência em 7.500 rpm

A marca alemã emplacou o terceiro lugar na lista das big trail mais baratas com a F 750 GS. A BMW oferece com o modelo o conforto já consagrado das GS aliado a tecnologia embarcada como Controle Automático de Estabilidade (ASC) que traz mais segurança ao piloto.

Assim, seu motor é bicilíndrico paralelo, quatro tempos com refrigeração líquida, quatro válvulas por cilindro e tem 853 cilindradas que rendem 77 cv a 7.500 rpm enquanto o torque máximo chega a 8,5 Kgf.m em 6.000 rpm.

 

Veja também:

 

Triumph Tiger 900

E a Triumph Tiger 900 é a recém-chegada a família Tiger da marca inglesa

A inglesa Triumph apresenta a família Tiger a mais nova 900. Dessa forma, o modelo representa um novo patamar para as motos da linha aventureira da marca. A Tiger 900 traz na versão básica uma tela TFT de cinco polegadas e nas outras versões uma tela TFT colorida de sete polegadas.

Além da tela exclusiva, o controle de tração nas curvas não está disponível na versão básica. Contudo, o seu novo motor de três cilindros e 900 cc passou por aprimoramento do desempenho fornecendo mais potência ao longo da faixa de rotações, atingindo potência máxima de 95 cv a 8.750 rpm. Assim o Tiger 900 rende 9% a mais do que a geração anterior.

 

BMW F 850 GS

O modelo é a segunda big trail mais vendida no Brasil ao longo do ano passado

A família GS continua na lista das Big mais em conta. Porém, a irmã maior, a BMW F 850 GS, tem o quinto melhor custo benefício e, de acordo com os dados fornecidos pela Fenabrave, é a segunda big trail mais vendida no Brasil ao longo do ano passado. 

Assim, com seu motor 853 cilindradas, o modelo consegue atingir 80 cv a 6.250 rpm e um torque máximo de 9,0 Kgf.m em 6.250 rpm e faz jus ao posto. Além disso, o modelo conta com um design robusto protetores de cárter, pneus enduro, faróis auxiliares em LED e guidão em alumínio.

 

Big trail barata: Honda Africa Twin 1100L

moto honda africa twin

Por fim, a Honda fecha o top 6 de big trail mais baratas

A Honda começou a olhar com mais atenção para o segmento das aventureiras. Assim, a marca atualizou o motor e pacote eletrônico da sua big e, no ano passado, trouxe a nova Africa Twin 1100.

Portanto, a nova Africa Twin  se apresenta ao mercado em quatro versões, sendo a versão Adventure Sports a opção topo de linha por ser equipada com itens exclusivos. Inclusive, confira nosso comparativo entre as versões da big trail da Honda. 

Thays Martins
Uma jornalista formada pela UFPE que se tornou apaixonada pelo universo das duas rodas desde que George Clooney comprou sua Vespinha