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A marca alemã apresentou ao mundo a BMW R 100 GS Bumblebee na década de 80, mas a deep web trouxe um presente em pleno século 21: um vendedor com uma BMW R 100GS, com fabricação datada em 1988, disponível para compra.

BMW R100GS real de 1981

O modelo que está sendo leiloado foi fabricado em 1988

BMW R 100 GS

Antes de apresentar a moto que está à venda, vamos às apresentações. A R 100GS surgiu de uma aposta bem sucedida da BMW no mercado, como uma evolução da R 80GS – a precursora da família.

Aliás, marca alemã já era consagrada nas pistas e vivia os bons resultados com o modelo. Contudo, a maior parte das poucas reclamações que a moto recebia envolvia a suspensão traseira Monolever.

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BMW R 80 GS, antecessora da 100 GS

Dessa forma, a BMW desenvolveu um novo sistema de suspensão, o Paralever, e era preciso um projeto novo para emplacar o upgrade. Assim, o nascimento da BMW R 100GS Bumblebee foi um grande passo da marca no desenvolvimento de novas motos trail.

Veja também: 

Uma BMW GS pronta para qualquer aventura

Em 1988 o modelo foi taxado como a “Range Rover das duas rodas” e você vai descobrir como a moto faz jus a essa comparação.

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BMW R100GS real de 1981

Além disso, a moto está no leilão por 3.500 dólares e já vem equipada com os bagageiros originais

A R 100 GS era equipada com  motor flat-twin de 980 cc, entregando 60 cv a 6500 rpm enquanto seu torque máximo atingia 7,75 kgf.m a 3750 rpm. O modelo da década de 80 pode chegar uma velocidade máxima de aproximadamente 180 km/h reais, mesmo pesando 210 quilos. 

Dessa forma, a BMW não parou por aí. O objetivo da alemã era trazer uma moto aperfeiçoada no mercado. Assim, as principais diferenças entre a irmã mais velha e a Bumblebee estavam na colocação de um radiador de óleo e um pequeno para-brisa que aumentava o desempenho e o conforto.

 

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Modelo à venda 

BMW R100GS real de 1981

A bumblebee à venda tem 41 mil quilômetros rodados

A BMW R 100 GS Bumblebee que está à venda tem o hodômetro do painel de instrumentos com um total de 41 mil quilômetros rodados, sendo dois mil percorridos pelo atual dono. Ou seja, a moto praticamente ainda tem cheirinho de nova.

Além disso, o modelo ainda está com todas as suas luzes de halogênio originais e o bagageiro de fábrica completo BMW hardshell. Outra atualização do modelo é o garfo Marzocchi de 40 mm em vez de 36 mm que equipava a R80GS. 

BMW R100GS real de 1981

Seu motor e todo conjunto da moto passaram por uma recente manutenção

A roda dianteira tem 21 polegadas e a traseira tem 17, uma barra de apoio traseira, pedais do passageiro, uma placa protetora e um assento duplo. 

Contudo, uma moto dos anos 80 precisa  de um cuidado especial. Dito isso, o vendedor garante que a Bumblebee teve seu último serviço de manutenção realizado no primeiro semestre de 2021.

Na manutenção foram feitos serviços no carburador, uma troca de óleo do motor, transmissão, transmissão final e uma lavagem do fluido de freio. 

BMW R100GS real de 1981

A trail raiz da BMW fez sucesso nos anos 80 e dominou o mercado já consagrado da irmã R80GS

Como comprar a BMW R 100 GS

Infelizmente, esta antiga BMW GS à venda está longe do Brasil. Vale lembrar que nos anos 1980 nosso mercado ainda era fechado a importações e assim expulsava qualquer interesse de fabricantes (fossem europeias, americanas ou asiáticas) de investir por aqui.

Voltando, o modelo está à venda num leilão com lance inicial de míseros 3.500 dólares – algo em torno dos R$ 18.200 em conversão direta. No entanto, como é um leilão o valor pode subir até o lance final. E aí, daria esse valor pela bumblebee, uma representante dos tempos dourados da BMW no Dakar?

Thays Martins
Uma jornalista formada pela UFPE que se tornou apaixonada pelo universo das duas rodas desde que George Clooney comprou sua Vespinha