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A BMW iniciou a venda de sua série especial ’40 Years’, que celebra os 40 anos da família GS no mundo. A linha tem produção nacional, em Manaus, e, no Brasil, é composta por versões das F 750 GS, F 850 GS, F 850 GS Adventure, R 1250 GS e, claro, a topo de linha R 1250 GS Adventure.

As motos possuem cores e grafismos exclusivos, que remetem às primeiras GS – sobretudo à R 100 GS, produzida entre 1987 e 1994. Abaixo do visual próprio, há os pacotes topo de linha de cada modelo, com todos os opcionais já agragados ao produto. Veja preços e detalhes abaixo.

BMW GS 40 Years faz uma homenagem à trajetória vencedora da família. Visual é inspirado em antigos modelos, sobretudo na R 100 GS

BMW GS: série 40 Years

Antes de prosseguir precisamos abrir um parênteses para entender o que levou a BMW a criar a 40 Years. Resumidamente, podemos afirmar que a família GS é o maior sucesso da história da Motorrad. Está disponível em todos os continentes, ostenta bons números de venda em diversos mercados e ainda possui uma trajetória consolidada em provas off road e, também, em estradas mundo afora.

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No Brasil a série conta com versões das F 750, F 850 GS, R 1250 GS e suas respectivas Adventure. Em alguns mercados a G 310 GS também entrou na lista

Aliás, as Gelände Strasse (campo e estrada, em alemão) surgiram justamente com o propósito de oferecer bom desemenho tanto na terra quanto em pistas pavimentadas. O contexto é o seguinte: nos anos 1970 o mercado global de motos assistiu ao boom das japonesas. Enquanto as tetracilíndricas, puxadas pela Honda CB 750F de 1969, superavam muitas europeias no asfalto, as mononicilíndricas passaram a dominar as competições off road, que também estavam em voga no momento. O próprio Dakar (então Rally Paris-Dakar) surgiu nesta época, em 1979 – e foi vencido por uma oriental de um cilindro, a Yamaha XT 500.

Coube à BMW revidar. Montou uma nova equipe com o objetivo de desenolver um produto inovador, que enfrentasse as leves e ágeis japonesas de igual para igual na terra e as deixasse na saudade em altas velocidades. Para encarar as pedreiras das competições, também precisava ser resistente e confiável. Nasceria assim a R 80 G/S, a precursora das GS.

R 80 G/S, a primeira Gelände Strasse

Sua elaboração foi um grande processo criativo. Os responsáveis utilizaram como base um motor boxer já existente (que foi aperfeiçoado), assim como chassi e suspensão de outros produtos da marca. Também desenvolveram infinitos componentes novos, como a suspensão traseira monobraço (a Monolever), que logo se tornou marca registrada do modelo.

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A primeira R 80 G/S surpreendeu o público com uma proposta que equilibra versatilidade, potência e conforto, hoje amplamente difundida e chamada de bigtrail

Assim, entregava 50 cv a 6.500 rpm e 5,7 kgf.m de torque a 4.000 rpm, pesava 200 kg, tinha suspensões de longo curso, tanque de 20 litros (para garantir boa autonomia) e acelarava acima dos 180 km/h. Seu lançamento aconteceu em 1980, no sul da França, e surpreendeu a mídia da época. Os jornalistas não sabiam como classificar uma moto alta, trail, aventureira, mas ao mesmo tempo pronta para velocidades elevadas e até confortável. Eles não sabiam, mas estavam diante da primeira bigtrail – um conceito amplamente difundido atualmente.

Com o sucesso na competição, em 1984 a BMW lançou a edição especial Dakar

A qualidade do conjunto foi posta à prova nas principais competições do mundo. Nas mãos do francês Jean-Claude ‘Fenouil’ Morellet conquistou o segundo lugar no Dakar logo em sua primeira participação. Depois viriam 4 títulos no maior rali do mundo, com direito a uma dobradinha em 1984, quando Hubert Auriol e Gaston Rahier e suas GS garantiram os dois primeiros lugares.

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A GS foi levada ao pódio do Dakar logo em sua primeira participação por Jean-Claude ‘Fenouil’ Morellet. Depois vieram mais 4 títulos do modelo – com direito a dobradinha em 1984

BMW GS: cronologia

Para encerrar esta retrospectiva sobre as BMW GS, uma breve linha do tempo. Em 1987 a R 100 GS (assim, sem a barra entre as siglas) substituiu a 80, permanecendo nas lojas até 1996. Sua principal novidade era a suspensão traseira Paralever. Em 94 surgiu a R 1100 GS, que perdurou até 1999.

R 1100 GS esteve nas lojas de 1994 a 1999

 

No mesmo ano foi lançada a R 1150 GS, primeiro modelo com câmbio de 6 velocidades e que daria início à linha Adventure, em 2002. Também foi ela quem estreou a suspensão dianteira Duolever, em 2005. Neste calendário também surge a R 1200 GS, que teve atualizações em 2008, 2010 e 2013, tanto na mecânica como na importante adoção da eletrônica. Em 2019 é lançada a R 1250 GS – veja o teste com o modelo.

A R 1150 GS trouxe uma série de inovações. Entre elas, o câmbio de 6 velocidades e a primeira Adventure (foto), com uma série de itens exclusivos

Paralelamente, a família crescia. Assim, em 1994 surgia sua primeira descendente, a F 650 GS. O modelo foi desenvolvido na Itália, em parceria com a Aprilia, e equipado com motores Rotax. Em 2007 a BMW apresentou sua primeira aventureira com motor de dois cilindros em linha, a F 800 GS – que emprestou sua plataforma às F 700 GS e nova F 650 GS. A caçula da família, G 310 GS, surge em 2016 como fruto de um trabalho com a indiana TVS. Por fim, em 2018 a BMW atualiza a família GS com as F 750, F 850 e F 850 Adventure.

Nem só da família R vive a GS. A primeira derivada foi a F 650 Funduro (foto), feita em parceria com Aprilia e Rotax. Ela serviu como base para a F 650RR, que venceu duas edições do Dakar alguns anos depois

BMW GS 40 Yars: preços e modelos

Ufa! Agora que já olhamos ao passado e resgatamos os louros da trajetória da GS estamos aptos a falar sobre seu presente. Segundo a fabricante, a série especial 40 Years já está disponível em toda a rede de concessionários do país

F 750 GS – R$ 64.500

Além do visual próprio, o modelo possui todos os itens do pacote Premium. Desta forma, há controle de tração dinâmico (DCT), ABS Pro (adaptado para curvas), sistema de monitoramento de pressão de pneus, cruise control, sistema de partida sem chave (smartkey), manoplas aquecidas, paneil TFT com bluetooth e banco conforto. Além disso, há o kit baixo, que reduz a altura do assento em 3,5 cm (de 81,5 cm para 78 cm).

Seu motor é um bicilíndrico em linha, com 853 cm³, que entrega 77 cv a 7.500 rpm e 8,7 kgf.m a 6.000 rpm. O tanque de combustível tem capacidade para 15 litros e o peso total do conjunto, em ordem de marcha, é de 229 kg.

F 850 GS  Premium – R$ 68.500 (Premium +, R$ 72.500)

A edição especial adota todos os itens da linha Premium, todos os disponíveis na 750 e adiciona o controle dinâmico de freio do motor (MSR). O sistema evita que a roda traseira escorrege em acelerações ou desacelerações abruptas – similar ao que ocorre com o controle de tração, mas operando pelo motor e não roda traseira.

Além disso, possui modos de pilotagem (incluindo o personalizado) e suporte para malas laterais. Seu motor é o mesmo bicilíndrico da irmã menor, mas aqui está ajustado para entregar 80 cv e 9 kgf.m. A versão Premium + possui todos os itens já citados e, ainda, ajuste eletrônico da suspensão (D-ESA).

F 850 GS Adventure – R$ 76.500

Como sabemos, as variantes Adventure são as mais completas da família GS. Por isso, a 850 Adeventure oferece todos os itens citados até aqui e também algumas exclusividades. Entre elas, luzes auxiliares em LED, suportes para malas laterais em alumínio, assento duplo, tanque maior (de 23 litros, ante os 15 da outra versão) e quickshifter. Há opção pelo kit baixo, que reduz a altura do assento de 97,5 cm para 82,5 cm.

R 1250 GS Premium – R$ 107.500

Some tudo o que há na F 850 GS Premium + ao farol adaptativo, controle dinâmico do freio motor, piscas multifuncionais, quickshifter, suporte de malas laterais e modo de pilotagem ECO. O motor é um boxer de dois cilindros, com 1254 cm³, comandode válvulas variável e com arrefecimento a líquido nos cabeçotes que entrega 136 cv de potência e 14,5 kgf.m de torque. Quem preferir pode optar pelo Kit Baixo, que altera a altura do banco de 82 cm para 80 cm.

R 1250 GS Adventure – R$ 122.500

Como manda o figurino, a Adventure representa o máximo de equipamentos e desmpenho disponível nas GS. Assim, acrescenta tudo o que há na Premium a itens exclusivos, como bancos aquecidos, rodas douradas, suspensões elevadas em 40 mm, tanque de 30 litros, protetores de motor e carenagem e suporte para malas laterais em alumínio. A distância do banco ao solo varia de 87 cm a 85 cm.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza