Publicidade

A BMW Motorrad apresentou na última semana a nova S 1000 R ao mercado europeu. O modelo ganhou visual renovado, mais agressivo e chassi mais leve. A fim de movimentar o cenário, a marca bávara mostrou também a nova G 310 R ao velho continente.

Nova BMW S 1000 R 2021

A S 1000 R representa a nova geração da motocicleta derivada da superesportiva S 1000 RR. Assim, o modelo conta com o chassi da superbike, mais leve, e com peso seco total abaixo dos 200 kg. O motor também é o mesmo da RR, o tetracilíndrico em linha de 999 cm³. O propulsor entrega potência máxima de 165 cv a 11.000 rpm e 11.6 kgf.m de torque em 9.250 giros, mas não conta com comando de válvulas Shiftcam como na irmã.

Publicidade

 

Na suspensão dianteira há garfo telescópico invertido de 45 mm, com ajuste na pré-carga da mola e níveis ajustáveis de recuperação e compressão. Na traseira está o braço oscilante de alumínio com sistema Full-floater pro, com ajustes de compressão, rebote e pré-carga de mola. As rodas são em liga leve, calçadas com pneus 120/70 e 190/55.

Tela TFT de 6,5"

Tela TFT de 6,5"

O painel é o mesmo da irmã RR

Nova identidade visual

Nova identidade visual

Novo farol em LED toma lugar dos tradicionais farois assimétricos

Publicidade
Modelo gera 165 cv

Modelo gera 165 cv

O motor segue o mesmo tetracilíndrico, com 999 cm³

O novo modelo S 1000 R conta com Dynamic Traction Control (DTC) e ABS Pro de série, ajustáveis em três modos (Road, Rain e Dynamic). O painel é outro item compartilhado com a S 1000 RR, uma tela em TFT de 6,5 polegadas. Na dianteira, houve a substituição do farol assimétrico por uma nova lente com iluminação em LED e alcance otimizado.

A nova S 1000 R chega na Europa disputando mercado com outras novidades do segmento: Ducati Streetfighter V4, MV Agusta Brutale 1000RR, Aprilia Tuono V4 e Triumph Speed Triple. O modelo entra nas lojas a partir de 2021, em três opções de cores: cinza/vermelho, cinza/amarelo e no padrão tricolor clássico da marca. Seu preço parte dos 14.800 euros – cerca de R$ 93 mil em conversão direta. Ainda não sabemos quando (nem a que preço ou se) ela virá ao mercado brasileiro.

Na Europa, a nova S 1000 R terá preço sugerido de 14.800 euros – algo na casa dos R$ 93 mil em conversão direta

Publicidade

 

 

BMW G 310 R: mais bonita, mesma potência

Depois da naked de entrada G 310 R ser apresentada em primeira mão na Índia, sua versão para a Europa também foi exibida. O modelo conta com o já conhecido motor monocilíndrico de 313 cm³, que entrega 34 cv de potência máxima a 9.500 rpm e 2.8 kgf.m de torque em 7.500 giros. Na mecânica, a novidade é que agora o propulsor atende a norma Euro5.

Além disso, G 310 R ganhou iluminação em LED e também conta com acelerador eletrônico, regulagens para os manetes e embreagem deslizante mais leve. A novidade chega às lojas com três combinações de cores: branco/azul, preto/branco e branco/vermelho. O preço divulgado parte dos 5.700 euros – cerca de R$ 36 mil em conversão direta. Ainda não sabemos quando a nova G 310 R chegará ao Brasil.

A ‘pequena’ G 310 R ganhou novidades no design para acompanhar identidade visual da irmã maior, a S 1000 R.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza