A BMW lançou oficialmente o modelo R 18 na última semana, marcando o retorno da marca ao segmento das cruisers. Mesclando visual clássico com recursos tecnológicos de ponta, a motocicleta manteve as características apresentadas ainda no conceito homônimo e, claro, o maior motor boxer bicilíndrico já construído pela empresa alemã para motos em série.
- R18: uma BMW clássica que une tradição e modernidade
- BMW mostra o novo “big boxer” de 1800 cc
- BMW S 1000 RR: terceira geração chega às lojas por R$ 91.950
BMW R 18: veja o vídeo
O propulsor de dois cilindros utilizado é o maior boxer já usado em motos de produção. Esta usina de de 1.802 cm³ conta com quatro válvulas em cada cilindro, entrega potência máxima de 91 cavalos a 4.750 rpm e 16,1 kgf.m a 3.000 rpm de torque. Refrigerado a ar e, protegido por um chassi tubular de aço, ele poder ir de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos e atingir os 180 km/h, segundo a fabricante.
Visual old school, conjunto moderno
O chassi de berço de aço, semelhante às máquinas clássicas, abriga na traseira a suspensão com sistema cantilever com ajuste de pré-carga da mola. Já a dianteira traz o garfo telescópico de 49 mm de diâmetro e 120 mm de curso. As rodas raiadas completam o visual clássico com aro 19 na frente e 16 na traseira, calçadas respectivamente pelos pneus 120/70 e 180/65. Os freios são ABS e contam com sistema próprio da BMW.
Apesar do visual retrô, existe muita tecnologia empregada na máquina. Alguns dos exemplos são os modos de pilotagem selecionáveis (Rain, Rock and Roll) e controle de tração. Além disso, a iluminação é em LED e o painel traz um velocímetro old school, mas com um visor em LCD.
BMW R 18 First Edition
A R 18 conta com um rico catálogo de acessórios e existem peças produzidas nos Estados Unidos, como os silenciadores da Vance & Hines e assentos artesanais Mustang Seat. Neste primeiro momento o modelo será oferecido na exclusiva versão First Edition. Comparada ao que deve ser a padrão, esta chega com pintura preta e detalhes em branco, várias peças cromadas e claro o logotipo First Edition.
R 18: preço e possível comércio no Brasil
Chegando para brigar diretamente com o mercado da Harley-Davidson e Indian, com a R 18 a marca inicia uma nova tentativa de dominar as tradicionais americanas, desde a R1200C, aposentada em 2004. Nas concessionárias europeias a novidade estará disponível em setembro, por 18.995 Euros (aproximadamente R$ 108 mil).
Existe uma expectativa de que o modelo seja comercializado no Brasil, mas até o momento não há informações oficiais da BMW. Entretanto, caso os alemães optem pela comercialização no país, a marca já possui o desenho patenteado por aqui. Vamos aguardar os próximos capítulos desta história.