Publicidade

Entre janeiro e novembro mais de 1 milhão e 38 mil motocicletas foram produzidas no Brasil. Este volume de motos, fabricadas nas instalações do Polo Industrial de Manaus, representa um aumento de 7,2% em relação ao ano passado e confirma as projeções positivas para 2019, mostrando a gradual retomada no segmento depois de vários anos de queda.

Mercado de motos mostrou reação frente aos resultados obtidos em 2018

Mercado de motos mostrou reação frente aos resultados obtidos em 2018

Os dados apresentados são da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares). Segundo a entidade, foram fatores que estimulam os negócios: a maior oferta de crédito pelos bancos de grande porte e por parte de instituições financeiras das montadoras.

Crescimento das vendas

Além do maior número de motocicletas fabricadas, o crescimento veio acompanhado do aquecimento das vendas. As montadoras entregaram às concessionárias, de janeiro a novembro, mais de 1 milhão e 12 mil motos. Esta venda no atacado significou um aumento de 13,7% em relação à 2018. No ano passado as entregas não chegaram a 900 mil.

Publicidade

A proximidade com o final do ano também não inibiu as perspectivas dos revendedores. Somente em novembro a venda aos lojistas passou das 94 mil unidades. Pode até não parecer muito e representou um recuo em relação a outubro. Entretanto, novamente foi uma soma 8,3% melhor que em 2018.

Volume de motos aumentou nas fábricas e também no número de unidades entregues às concessionárias

Volume de motos aumentou nas fábricas e também no número de unidades entregues às concessionárias

Número de motos em 2019

  • Street, as motos de baixa cilindrada foram, como sempre, as mais vendidas. Elas totalizaram 503.138 unidades e 49,7% de participação.
  • Trail, as aventureiras vieram na sequência, com 201.600 unidades e 19,9% de participação.
  • Motoneta, destinadas ao uso urbano, de baixa cilindrada com câmbio automático ou semiautomático, somaram 151.983 unidades com 15% no acumulado.
  • Scooter, também automáticas ou semiautomáticas e maior foco no conforto, tiveram 88.868 unidades e 8,8% na soma. Confira a disputa que está para começar na categoria aqui.
  • Naked, com apelo esportivo e maior cilindrada, marcaram 23.379 unidades e 2,3% de participação. Surpreenda-se com as naked mais vendidas do Brasil.

Projeções para 2020

Ainda durante a véspera de abertura do Salão Duas Rodas 2019, a Abraciclo divulgou suas projeções para 2020. No próximo ano é esperado um aumento de 6,3% na produção e 7,1% nas vendas no atacado. O único sinal vermelho vem das exportações, que deverão continuar em queda, registrando uma baixa de 17,6% na comparação com 2019.

vinheta-instagram_9

Publicidade
Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza