Competições Por Guilherme Augusto 20/12/2018 11:47 (há 6 anos).

A partir da temporada 2019 o Brasil terá um representante na categoria de 300 cilindradas do Mundial de SuperBike (WSBK). Tom Kawakami, de 18 anos, correrá pela equipe MS Racing com todo o suporte da Yamaha Motor do Brasil, marca que ele já representa no SuperBike nacional, onde detém o título na classe SuperSport 600.

Com apoio da Yamaha do Brasil, jovem Tom Kawakami irá representar o País na categoria de 300 cilindradas do Mundial de SuperBike

O brasileiro irá competir na categoria SSP300 com uma Yamaha YZF-R3, modelo campeão de 2017. A moto estará equipada com o kit GTYR (Genuine Yamaha Tecnology Racing), composto por suspensões Ohlins com amortecedores invertidos na dianteira, freio dianteiro Brembo, escapamento Akrapovic, radiador de maior volume e ainda um kit de performance para o motor desenvolvido que cumpre as normas e regulamentos da Federação Internacional de motociclismo para a categoria.

Tom e a Yamaha R3, com a qual conquistou dois títulos nacionais: intimidade

Experiência internacional

Para garantir seu passaporte à categoria, Tom tem construído uma carreira vitoriosa, de muito trabalho e aprendizado. Foi campeão da Yamalube R3 Cup (do SuperBike Brasil) em 2016, seu ano de estreia, e venceu a categoria Stock no ano seguinte. Em 2018 fez sua primeira temporada na SuperSport com uma R6, como piloto oficial da Yamaha na classe de 600 cilindradas, dominando a divisão. Foram 08 vitórias em 10 provas disputas e, naturalmente, o título.

Também em 2018 teve outra grande oportunidade. Graças ao seu desempenho nas competições nacionais, Tom foi levado pela Yamaha ao VR46 Master Camp, o programa de treinamento coordenado por Valentino Rossi na Itália, que ensina pilotagem de kart, motocross, flat track. O brasileiro mais se sobressaiu no teste na pista da Misano, pilotando uma R3. Segundo a Yamaha, seu desempenho o colocou em destaque, chamando a atenção da Yamaha Racing Global e do multi campeão Valentino.

Tom Kawakami participou do VR 46 Master Camp, programa de treinamento de Valentino Rossi, em 2018

Tom Kawakami no Mundial de SuperBike

Com a palavra, o talentoso Tom. “A oportunidade é um sonho, precisei de um tempo para entender e me dar conta do que estava acontecendo. Ainda que o nível do mundial seja altíssimo, tenho a meu favor a grande experiência com a R3, o suporte da Yamaha Motor do Brasil e também o da equipe MS Racing, que conquistou a vitória e um terceiro lugar na última corrida de 2018. Vou me dedicar de corpo e alma. Farei valer o esforço de todos os envolvidos, desde a minha família aos meus patrocinadores”.

Para a Yamaha do Brasil, que tem ampliado seu investimento em esportes através de iniciativas como o programa bLU cRU, a participação de Tom no mundial é estratégica. “O suporte ao Ton é fruto da estratégia da Yamalube R3 Cup no Brasil, que é formar – em alto nível – jovens pilotos. Continuaremos a investir na R3 Cup para que novos talentos surjam e, com isso, possamos ter o Brasil competindo no mais alto nível do motociclismo mundial”, comenta o gerente executivo de marketing e produto da Yamaha, Helio Ninomiya.

Com oito vitórias em dez provas disputadas, Tom abocanhou o título na SuperSport do SBK Brasil

Temporada 2019 WSSP 300

Tom e a MS Racing terão pela frente sete etapas em 2019, começando por Aragão (Espanha), que ocorre de 05 a 07 de abril. Depois, virão outros dos circuitos mais clássicos do mundo, como Jerez, Ímola e Donington Park, na Espanha, Itália e Inglaterra.

A WSSP300 é uma das categorias mais acirradas da Mundial de SuperBike. Nela, alinham juntas no grid KTM 390 RC, Honda CBR500R, Kawasaki Ninja 400 e, claro, Yamaha R3 – todas com configurações específicas para manter a mesma relação peso e potência.

O título está nas mãos da espanhola Ana Carrasco, primeira mulher a conquistar um título num mundial de motovelocidade, e da Kawasaki. Aliás, a Ninja 400 deu o ritmo à temporada passada, dominando o top3 e com 6 motos no top10 da classe – contra duas KTM RC 390 R e duas Yamaha R3.

Em tempo: sim, Tom é irmão mais velho do igualmente talentoso Meikon Kawakami, que tem participado de competições internacionais desde 2017. Meikon fez ótimas estreias no Europeu de Motovelicidade (o FIM CEV Repsol) e também no Red Bull Rookies Cup, a categoria escola da MotoGP. Desejamos sucesso aos pilotos!

Calendário WSSP300 2019

Tom acelerando sua R6 durante o SuperBike Brasil

1ª etapa: Aragão (Espanha) – 05 a 07 de abril
2ª etapa: Assen (Holanda) – 12 a 14 de abril
3ª etapa: Ímola (Itália) – 10 a 12 de maio
4ª etapa: Jerez de La Fronteira (Espanha) – 07 a 09 de junho
5ª etapa: Misano (Itália) – 21 a 23 de junho
6ª etapa: Donington Park (Inglaterra) – 05 a 07 de julho
7ª etapa: Portimão (Portugal) – 06 a 08 de setembro

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza
Anuncie sua moto gratuitamente
Criar meu anuncio agora
Consulte nosso
Guia de Motos