A Brembo, referência no mundo dos freios, e a Michelin, renomado fabricante de pneus e materiais compostos, firmaram acordo global para o desenvolvimento de novas soluções de segurança. A combinação das duas gigantes, só pode gerar uma coisa: produtos de qualidade.

O resultado é uma inovação baseada na troca contínua de dados entre os softwares da Michelin, que fornece dados como a aderência e pressão dos pneus, junto ao sistema de frenagem da Brembo, que utiliza inteligência artificial para melhorar a resposta dos freios.
O resultado dos testes feitos pelas empresas é promissor. Na primeira fase foram feitos experimentos com os modelos de pneus da Michelin e os sistemas da Brembo de forma virtual. Já na segunda fase, colocaram um carro na pista e confirmaram os resultados obtidos anteriormente: redução de quatro metros na distância de frenagem. Salvaria uma vida, não é mesmo?
Por enquanto essa tecnologia está sendo desenvolvida para carros, mas não há dúvida que essa parceria renderá bons frutos e as soluções devem chegar no mundo das duas rodas nos próximos anos.
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Ok! Mas como funciona esse sistema?
A parceria envolve uma junção entre os sistemas de frenagem SENSIFY da Brembo, com softwares da Michelin que são capazes de fornecer informações como desgaste dos pneus (SmartWear), carga (SmartLoad) e a aderência (SmartGrip).
O SENSIFY funciona como um “cérebro”, que possui um software baseado em inteligência artificial que consegue interpretar os componentes de todo o sistema de freios fazendo com que as rodas operem de forma independente quando é acionado. Ou seja, cada roda vai desacelerar conforme a necessidade do motorista, da condição da estrada, inclinação do veículo e outras variáveis.
E onde a Michelin entra nessa história? Oferecendo informações mais precisas sobre o veículo. A pressão dos pneus, o desgaste da borracha, o peso em cada um deles, a aderência na pista… Todas essas informações poderão ser interpretadas para que o veículo não perca tração, mantenha a estabilidade e consigam tempo de resposta menor para parar.
E para as motocicletas?
A combinação das duas empresas em motocicletas é para muitos um sonho e não é raro rodar por aí e ver motos com pneus Michelin e freios Brembo. Mas agora vamos imaginar que essa tecnologia, fruto da parceria entre as duas marcas, chegou para o mundo das duas rodas, o que mudaria?
Em uma moto esportiva, como uma BMW S1000 RR, que atinge altas velocidades (inclusive pode passar dos 300 km/h) ou uma touring como a Honda Goldwing que pesa quase 400 kg, esse sistema seria muito bem vindo e salvaria muitas vidas. Um software como esse conseguiria entender a inclinação da motocicleta, aderência dos pneus e a carga em cada eixo, auxiliando assim o piloto na hora que aperta os freios.
Assim como o ABS foi uma revolução e salvou muitas pessoas de acidentes, essa solução em que há um trabalho inteligente e monitoramento dos sistemas de frenagem poderia trazer mais segurança aos motociclistas, seja nas pistas de corrida ou durante o uso nas cidades.
Falando de freios, vai umas dicas
Aproveitando que estamos falando de freio, e estamos em época de chuva, a equipe do Motonline separou 5 dicas para você para ter mais segurança na hora de parar a moto. Desde já, não se esqueça de respeitar a velocidade das vias. E em dias de chuva, vai devagar.
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1 – Confira se seu pneu está em bom estado de uso, se não está “careca”. Você pode conferir se a marcação de desgaste (TWI) não está no limite para rodar. Isso é fundamental para o escoamento de água em dias de chuva, que diminui o risco de quedas e deslizamentos.
2 – Não se esqueça de calibrar seu pneu. Você pode conferir a pressão correta deles no manual da sua motocicleta, mas alguns modelos tem um adesivo perto da roda traseira com essa informação.
3 – Utilize os freios de forma cuidadosa e suave, evitando pressionar de forma brusca. Não se esqueça de usar o freio motor da sua motocicleta.
4 – Mantenha distância do veículo a sua frente. Tente sempre deixar um bom espaço para caso precise frear de forma emergencial.
5 – Cuidado com a sinalização de solo. Sabe aquela faixa de pedestre ou aquela seta indicando uma curva que são pintadas no asfalto? Evite passar por elas, em dias de chuva elas ficam bem escorregadias.