Cartas Por motonline 07/03/2011 10:03 (há 14 anos).

Camera de expansão no escape de 2 tempos - Bitenca

Para que serve aquela dilatação no início do cano de escapamento de motos dois tempos? Rafael, 28, Venda Nova, ES.

R: Rafael,
Para dimensionar um escapamento de dois tempos os engenheiros levam em conta as necessidades de variação de pressão no momento de saida dos gases. Ao se abrir a janela de escape, no momento em que o pistão desce após a explosão é preciso que haja pressão baixa para que a evacuação da câmera de combustão se faça rapidamente. Nesse momento o bojo daquela dilatação que você comenta está vazia e portanto executa bem essa função. No momento seguinte, o pistão continua descendo e as janelas de transferência se abrem de forma que a pressão acumulada junto ao virabrequim se expande para o lado de cima do pistão. Portanto não se deseja mais que os gases escapem pela janela do escapamento que ainda está aberta. O que ocorre é que nessa hora o bojo se encontra com pressão alta por causa dos gases expandidos da explosão recente e assim essa nova carga transferida do carter não prossegue ao escapamento, permanecendo na câmera de combustão aumentando a sua carga.
No instante que se segue, com o pistão subindo novamente todas as janelas se fecham e enquanto o pistão comprime os gases e recebe a faisca para um novo ciclo de força, o bojo do escapamento se esvazia novamente. Assim a nova carga será expelida com mais força pela janela de escape que ao abrir, encontra o bojo com baixa pressão, vazio novamente.
Para esse ciclo se repetir as dimensões são minunciosamente calculadas para que as velocidades dos gases e as variações de pressão ocorram no momento certo. Então há em teoria, uma única rotação em que essa dinâmica ocorre e para contornar essa situação os projetistas passaram a colocar válvulas nas janelas de escape (YPVS, Power Valve, etc.) para que os ângulos de abertura e fechamento delas pudessem mudar e o escapamento passasse a funcionar em uma faixa de rotação mais ampla.
Nas quatro tempos mais recentes há também a aplicação dessa técnica, mas como as válvulas se abrem e fecham para controlar mecanicamente a entrada e saída dos gases, o momento em que o efeito da câmera de expansão atua fica restrito ao rápido instante em que a válvula de escape está se fechando e a de admissão se abrindo. Abraços


Gostaria de saber quais são as pastilhas de freio da cobreq e da fischer que servem na minha xt 66or? pois estava na internet e tem varios modelos e algumas com preço exageradamente baixos. Davi, 30, Guaxupé, MG

Pastilhas de freio - O material também é importante - Bitenca

R: Olá Davi,
Cuidado pois algumas pastilhas tem o mesmo formato mas tem a altura diferente ou ainda, mesmo cabendo na sua moto podem não ter as especificações corretas para um bom funcionamento. Consulte o fabricante ou a própria Yamaha. Abraços

Amigos,gostaria de saber se vocês sabem onde posso instalar uma turbina especial pra motos,e fabricar todas as adptações? Osmar, 26, PR.

R: Osmar,
Não há turbinas fabricadas especialmente para motos, o que você pode fazer é procurar uma pequena, que possa ser colocada na sua moto e que traga as características essenciais desejadas. É um projeto arrojado que deve ser feito por especialista. Procure no Forum do Motonline se há algum na sua área que pode lhe ajudar.
Boa sorte.

Anuncie sua moto gratuitamente
Criar meu anuncio agora
Consulte nosso
Guia de Motos