Tecnologia Por motonline 18/05/2013 11:47 (há 12 anos).

Sébastien Loeb é muito provavelmente o melhor piloto de ralí de todos os tempos – e talvez, simplesmente, o melhor piloto ponto final.

Lembro-me de uma conversa que tive a bordo de um avião com o campeoníssimo Ayrton Senna, vindo da Inglaterra, quando lhe perguntei se ele pensava em competir em ralis. Lembro-me bem de seu sorriso parecendo o de uma criança, quando ele disse que a Fórmula 1 já era suficientemente perigosa. “Ter na cabeça cada metro (sendo ele quem era, cada milímetro) de uma pista em velocidades-limite, é uma coisa – fazer isso em pistas essencialmente desconhecidas é mais perigoso ainda.”

De volta a Sébastien, hoje já campeão mundial de ralis por nove vezes seguidas, ao chegar de helicóptero à pista de Le Ferté-Vidame, no noroeste da França, para fazer seu primeiro teste com o Peugeot 208 T16 Pikes Peak, um carro de rali de 875 cv de potência. Após meia dúzia de voltas, suas primeiras palavras foram “O 208 T16 Pikes Peak é um foguete. É tão potente, que na primeira vez que você o dirige, cada mudança de marcha praticamente o deixa aturdido. As mudanças são realmente brutais, e leva-se algum tempo para antecipar o súbito choque. Você se acostuma com ele, mas é bastante desorientador no começo.”

“Nunca dirigí alguma coisa que acelerasse tão forte! Nas marchas mais baixas, um carro de Fórmula 1 não lhe dá força máxima. Com o Peugeot, no entanto, é bang, bang, bang à medida que você sai de zero e muda as marchas. Graças à sua transmissão de tração nas quatro rodas e ao motor turbinado, seu desempenho é fenomenal. Você se pega em sexta marcha e 240 km/h quase sem perceber.”

Realmente, com um zero a cem em 1,8 segundo, o 208 T16 Pikes Peak deixaria qualquer F1 parado.

E não foi só a caixa que impressionou o superastro de rali. “Graças à sua força aerodinâmica para baixo e seus pneus largos, a frenagem é incrível também. De fato, o 208 é uma combinação do melhor de vários mundos: tem a força para baixo de um carro de Fórmula 1, os pneus largos de um protótipo de corridas de durabilidade e um diferencial de um carro de campeonato de rali.” Um coquetel que lhe dá asas…

À medida que o processo de familiarização continuou, Loeb cada vez mais se apaixonou pela experiência. “Já dirigir muitos tipos de carros em minha carreira, mas este é muito, muito diferente. Seu desempenho de aceleração e capacidade de frenagem são mais típicos de um monoplace de Fórmula 1 do que de um carro de rali. Sua agilidade é fantástica também. Agarra muito bem e a transmissão nas quatro rodas o torna muito estável. Seu potencial é enorme.”

O Peugeot terá de ser ‘amaciado’, e ele não tem intenção alguma de deixar que alguém, além dele, o dirija – sempre com sua típica tranqüilidade. “A pista aqui não é muito larga e não há saídas de segurança, por isso vou fazer uma coisa de cada vez. Não sei ainda quais são os limites do carro e foi importante dar essas voltas numa pista hoje. Agora temos uma idéia melhor de onde estamos e uma melhor percepção do potencial do carro. Depois disso, o desafio será tentar me sentir como parte do carro na própria subida de Pike’s Peak. Vou ter de trabalhar bastante.”

Anuncie sua moto gratuitamente
Criar meu anuncio agora
Consulte nosso
Guia de Motos