Os fabricantes de veículos híbridos já têm planos de fazer carros esporte–competição, mas os de motos GP chegarão bem antes. BMW, Honda, KTM, Suzuki, Yamaha são grandes possibilidades.
O carro elétrico mais veloz atualmente é o KleenSpeed EV-X11, e a possibilidade de vencer a primeira dessas corridas dará sérios benefícios de imagem de quem o conseguir.
No momento a(s) fábrica(s) com maior número de carros elétricos em produção é a Aliança Renault-Nissan: Renault Twizy ZE (zero emissões), gama Renault Kangoo ZE, Renault Fluence ZE, Renault Zoe ZE e Nissan Leaf. Por outro lado, nos ultimos três anos, a Renault vem vencendo a Fórmula 1. Uma relação com a Red Bull Racing traria imensas vantagens, com a colaboração de Adrian Newey, o mais respeitado projetista de carros de corridas da história da Fórmula 1.
Mesmo no reino dos carros de produção, já existem alianças entre Tesla e Toyota, BMW/MINI, Mercedes/smart, Chrysler/Fiat e ‘solteiros’ como Audi, Ford, General Motors, Honda e Tata.
Até abril do ano que vem os interessados em entrar neste campeonato terão de se apresentar ao FIA Formula E Championship para 2013.