O tamanho “continental” do Brasil faz repetir ano-a-ano a discussão sobre o quanto uma equipe de motocross precisa viajar para estar em todas as etapas dos dois principais campeonatos nacionais, Brasileiro e Arena Cross, buscando-se alternativas para tornar o calendário menos cansativo e reduzir altos custos atuais.
Na temporada 2013, que terá um campeonato a menos (a Superliga Brasil de Motocross deixou de existir), serão aproximadamente 31 mil quilômetros, o que continua muito próximo de uma volta ao mundo.
Com esta quantidade de quilômetros, um piloto também conseguiria ir e voltar (partindo de São Paulo) até à Califórnia, nos Estados Unidos, e ainda lhe sobrariam alguns quilômetros para visitar pistas como Glen Helen e Pala. Ou então, fazer um turismo de motocross pela Europa e treinar em mais de dez pistas famosas, como as de Lommel, Valkenswaard, Namur, Saint Jean D’Angely, Arco di Trento, e tantas outras, visitando países como Holanda, Bélgica, França, Itália, Alemanha, Rússia, Polônia, Suécia.
Para calcular as distâncias em território brasileiro, tomamos como base a equipe IMS Racing, de Indaiatuba, São Paulo, pelo fato que este é o estado com o maior número de praticantes de motocross (federação que ficou fora do calendário do Brasileiro de Motocross, assim como Rio de Janeiro e Minas Gerais, outras províncias com grande número de praticantes e espectadores de MX).
Além das longas distâncias, o fato de os dois campeonatos serem disputados ao mesmo tempo também é motivo de reclamação.
“Por que que fazer os dois juntos? Ficamos sem corridas no início e no fim do ano. Se fizesse um dos campeonatos no primeiro semestre e outro no segundo, seria melhor dividido e facilitaria as coisas. Desse jeito, com os dois juntos, fica muito mais caro, o esporte fica cada vez mais de elite. Tem que ser magnata!” – diz Leo Lopes, pai do piloto Enzo Lopes.
“Até nos Estados Unidos, onde há mais recursos, primeiro fazem um e depois outro, e ainda separam em Costa Leste e Costa Oeste para facilitar a logística. E outra, saiu o calendário, mas o presidente disse que ainda pode mudar um pouco porque tem data conflitante. É lamentável”, complementa.
Confira abaixo o roteiro das etapas e as distâncias a serem percorridas, que está originando o pleito de modificações. Para ajudar, deixe a sua sugestão nos comentários no final da página, sugerindo como os gestores poderiam otimizar o calendário no Brasil.
Calendário 2013
– AC = Arena Cross
– BR = Brasileiro de Motocross
AC – 1ª etapa – 7 de abril, em Indaiatuba, São Paulo
BR – 1ª Etapa – 14 de abril, em Carlos Barbosa, Rio Grande do Sul
BR – 2ª Etapa – 5 de maio, em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul
AC – 2ª etapa – 9 de junho, em Curitiba, Paraná
BR – 3ª Etapa – 9 de junho, em Sorriso, Mato Grosso
AC – 3ª etapa – 30 de junho, em Brasília, Distrito Federal
BR – 4ª Etapa – 14 de julho, em Aracaju, Sergipe
BR – 5ª Etapa – 28 de julho, em Porto Seguro, Bahia
AC – 4ª etapa – 25 de agosto, em Goiânia, Goiás
BR – 6ª Etapa – 1º de setembro, em Canelinha, Santa Catarina
BR – 7ª Etapa – 6 de outubro, em Goiânia, Goiás
BR – 8ª Etapa – 20 de outubro, em Foz do Iguaçu, Paraná
AC – 5ª etapa – 27 outubro, em Recife, Pernambuco
AC – 6ª etapa – 22 de novembro, em Balneário Camboriú, Santa Catarina
Distâncias (considerando-se ida e volta)
Brasileiro de Motocross
Indaiatuba – Carlos Barbosa = 2.112 Km
Indaiatuba – Três Lagoas = 1.252 Km
Indaiatuba – Sorriso = 3.592 Km
Indaiatuba – Aracaju = 4.400 Km
Indaiatuba – Porto Seguro = 3.090 Km
Indaiatuba – Canelinha = 1.378 Km
Indaiatuba – Goiânia = 1.718 Km
Indaiatuba – Foz do Iguaçu = 1.998 Km
Total Brasileiro MX = 19.540 Km
Arena Cross
Indaiatuba – Indaiatuba – 0 Km
Indaiatuba – Curitiba = 874 Km
Indaiatuba – Brasília = 1.876 Km
Indaiatuba – Goiânia = 1.718 Km
Indaiatuba – Recife = 5.372 Km
Indaiatuba – Balneário Camboriú = 1.292 Km
Total Arena Cross = 11.132 Km
Os dois campeonatos juntos = 30.672 Km
* Os valores apresentados são aproximados e baseados nas distâncias fornecidas pelo Google Maps.