Publicidade

Você sabe se seu capacete de moto está dentro do prazo de validade? Pela lei brasileira, o item é o único equipamento obrigatório para andar de moto no país, no entanto, nem todo mundo sabe quando é a hora de trocá-lo por um novo. Confira o que a legislação e os fabricantes dizem sobre o assunto.

Capacete de moto tem prazo de validade?  

Um capacete para estar de acordo com a legislação brasileira precisa ter as fitas refletivas nas posições laterais, traseira e frontal. Além disso, condições de travamento da cinta jugular. E, mais importante, ter o selo de certificação do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) .

tipos-capacete-moto-use-sempre

Capacete tem prazo de validade? Segundo INMETRO validade do item é indeterminada, mas recomendação é a troca a cada 3 e 5 anos

É possível verificar se o selo está de acordo com o capacete ou se trata-se de uma falsificação. Isso pode ser feito através do link do INMETRO aferindo se o número de lote e se demais informações conferem com o item. Saiba o passo a passo aqui.

Publicidade

Mas e aí, o capacete de moto tem prazo de validade? Conforme orientação da área técnica do INMETRO, o item de segurança não possui validade. É um produto não perecível, ou seja, um bem durável. Cabe ainda informar que a validade do capacete não é exigida pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A título de informação, a validade de capacete não é exigida em nenhum país!

Não interessa se é item premium importado, sem selo do INMETRO não está adequado as leis brasileiras…

Veja também:

Quando é preciso trocar o capacete de moto

Apesar de não ter validade, o capacete deve ser substituído após qualquer choque, mesmo que não haja danos visíveis. E sendo um bem durável, pode resistir por anos, ou mesmo apenas um dia. Tudo depende do uso.

Publicidade

Se o item sofreu avarias durante uma queda de moto pode ser a hora de trocar. Mesmo uma “queda simples” do braço do motociclista ou de cima de uma mesa pode danificar a peça. O capacete foi feito para levar pancada e proteger a cabeça, não para para ser indestrutível.

Blog_Por-que-nao-e-permitido-usar-capacete-coquinho

Capacete precisa ser de modelo adequado, afivelado e ser usado com viseira abaixada

Além disso, dependendo do fornecedor, aqui no Brasil e no exterior os modelos têm recomendação de troca a cada 3 ou 5 anos. E por que isso acontece? Bem, os capacetes têm componentes como a espuma interna, que podem perder seu potencial de absorção e deixar o motociclista mais exposto a lesões na cabeça.

Por fim, a lei brasileira enxerga o ato de rodar com capacete em estado inadequado da mesma forma que andar sem o item de proteção. Então, se você for parado e o agente constatar uma avaria que inutilize a proteção do capacete, existe a possibilidade de multa de R$ 293,47 e suspensão imediata da CNH.

Publicidade

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]