Lançamentos Por Sidney Levy 07/05/2015 11:45 (há 10 anos).

Ela foi mostrada no Salão de Milão 2014 (EICMA) em novembro do ano passado e agora chega ao mercado (europeu, por enquanto). Ela é a 4ª integrante da família S 1000 da BMW e vem se juntar à superesportiva S 1000 RR, à sua derivação HP4 e à naked S 1000 R, que chegou ao mercado brasileiro no ano passado. Certamente não demorará a chegar aqui também, na onda das crossover, motocicletas que misturam características de bigtrail com estradeiras.


Esta família reúne muita tecnologia, esportividade e segurança. E parece que o objetivo da BMW S 1000 XR é reunir numa só moto as virtudes de toda a família e que a BMW denomina Adventure Sport. De acordo com as informações da própria BMW, a S 1000 XR possui muita versatilidade, com qualidade de estradeira, desempenho esportivo e conforto de sobra para uso diário do trânsito pesado das grandes cidades ou para as longas viagens com garupa, inclusive.

Ela traz o mesmo motor de quatro cilindros em linha, mas na versão “amansada”, por assim dizer, a mesma que equipa a naked S 1000 R. A potência é de 160 cv a 11.000 rpm e o torque máximo é de 11,5 kgfm a 9.250 rpm. Apesar do caráter esportivo do motor, ele permite conduzir a baixas rotações com força suficiente para um passeio seguro e muita economia. Mas claro, se a pedida for mais esportividade, lá está a cavalaria pronta a servir quando chamada.

Duas cores e preço ainda indefinido

Na parte eletrônica da moto, lá estão os sistemas que permitem ao piloto programar os modos de pilotagem, com o modo “Rain” e “Road” onde você escolhe de acordo com as condições do piso. Como a capacidade de tração é um dos critérios que os sistemas eletrônicos avaliam para manter o nível de segurança da pilotagem, a XR traz o sitema de controle de estabilidade ASC (Automatic Stability Control). Opcionalmente, a S 1000 XR pode trazer adicionar ao sistema o modo “Pro”, que admite selecionar novos modos e variações de condução da moto como o “Dynamic” e “Dynamic Pro”, nos quais se incluem o DTC (Dynamic Traction Control), sistema de controle dinâmico de tração (variável automaticamente) e o ABS Pro, que atua de forma mais sensível inclusive quando a moto está em curva e inclinada.

O chassi é praticamente igual ao utilizado nas outras motos da família, em alumínio e com o motor fazendo parte da estrutura. No entanto, uma nova geometria foi dada à motocicleta, que conta com garfo invertido na suspensão dianteira e duplo braço oscilante com amortecedor central na traseira, ambos com regulagens. Opcionalmente esta moto pode vir com o moto ESA (Electronic Suspension Adjustment) de ajuste de suspensão, que permite executar ajustes bem específicos e voltados ao tipo de condução, peso dos ocupantes e condições do piso, o que eleva ainda mais o nível de segurança na pilotagem.

Mesmo chassi de alumínio com motor fazendo parte da estrutura, mas com outra geometria pelas características diferentes das suspensões

O estilo da BMW S 1000 XR combina elementos da linha GS (bigtrail), touring e sport, procurando não destacar qualquer característica do design da moto. Para o piloto, o esforço para oferecer um ergonomia perfeita, numa posição de pilotagem quase natural, mas que permite movimentação quando é necessário mudar o estilo. A carenagem frontal e as proteções do guidão trazem elementos aerodinâmicos para quebrar qualquer possibilidade de turbulência ou incômodo pelo vento e o para brisa possui regulagem de altura e inclinação. Outro destaque da moto voltado para o conforto é a altura do banco ao solo que pode ser regulada em até 3 cm.

O painel é compacto com formato indefinido e que mistura um contagiros redondo e um grande mostrador de cristal líquido, além de aproveitar espaço na periferia para as luzes espia e uma grande luz de alerta para troca de marcha (shift light) que admite regulagem para esta troca entre 7.000 rpm e 12.000 rpm. No mostrador digital há regulagem da luminosidade e é possível ler uma grande quantidade de informações: contagiros, velocidade, marcha engatada, moto de condução ativado, km total, temperatura do líquido de arrefecimento do motor, nível do combustível, autonomia, km parcial 1 e 2, consumo médio, velocidade média, memorização de dados da pilotagem, luz de alerta para troca de marchas e relógio.

Painel de formato indefinido, mas com uma enorme quantidade de informações; repare no alto a luz de alerta para mudança de marcha programável

A nova BMW S 1000 XR é oferecida em duas cores: Vermelho “Racingred” e Branco “Lightwhite”. Confira a galeria de imagens e a ficha técnica da nova BMW S 1000 XR.

BMW S1000 SR – Ficha Técnica

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Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.
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