A Royal Enfield Classic 350 ganhou recentemente uma nova geração. O modelo ao estilo tradicional entrou no catálogo da fabricante ainda em 2009. No entanto, ao contrário da Classic 500 – que veio ao Brasil, mas já saiu de linha – a “irmã menor” ainda não foi vendida no país. Será que agora a motocicleta pode desembarcar para a alegria dos fãs de motos retrô?
Nova Royal Enfield Classic 350
Em sua mais recente geração, a nova Royal Enfield Classic 350 ganhou uma série de mudanças. O modelo recebeu painel de instrumentos reformulado, com display digital complementar. O conjunto fica posicionado sobre o farol, oferecendo uma atmosfera de moto retrô.
A Classic 350 também conta com versões com navegador Tripper disponível. O sistema de navegação por GPS da Royal, que funciona conectado ao smartphone. Um item já conhecido dos brasileiros, disponível nos modelos Meteor 350 e Himalayan.
Falando em versões, a Classic conta com uma gama que satisfaz a diversos gostos. Existe opção com banco solo, com banco duplo, rodas de liga ou raiadas. Além de freios a disco nas duas rodas ou apenas na dianteira.
O tanque oferece o melhor do estilo retrô, com emblemas com design vintage, e nada menos que sete opções de cores. O reservatório tem capacidade para até 13 litros e dá um show a parte no visual da moto.
Motor já conhecido na Meteor 350
O principal destaque da nova Royal Enfield Classic 350 é o seu motor. O modelo utiliza o mesmo propulsor da Meteor 350, disponível no Brasil. Estamos falando do monocilíndrico, refrigerado a ar, de 349 cm³, com potência de 20,4 cv a 6.100 rpm e torque de 2,75 kgf.m aos 4.000 giros, junto ao câmbio manual de cinco velocidades.
Ambos os modelos também contam com as mesmas suspensões, com garfo telescópico na dianteira. Na traseira está o duplo amortecedor com seis posições de ajustes na pré-carga da mola. As motos contam com rodas aro 19 na frente, enquanto a Meteor tem roda de 17” atrás e a Classic de 18”.
Veja também:
- Teste Royal Enfield Classic 500
- Royal Enfield Meteor 350; Veja review com prós e contras
- Teste Royal Enfield Himalayan 2021: uma moto trail clássica
Royal Enfield Classic 350 no Brasil
A Royal Enfield ainda não revelou informações sobre um eventual lançamento da Classic 350 no Brasil. Atualmente, o modelo está presente no mercado caseiro da Índia, mas também na Europa. Em resumo, no Reino Unido a moto parte dos 4.359 euros (cerca de R$ 21 mil em conversão direta). Mas a Classic tem potencial também para um possível desembarque em terras nacionais.
Isso porque, por aqui a nova Royal Enfield poderia ajudar a suprir a demanda em um nicho em que a Meteor habita sozinha. Além disso, compartilhando chassi e motor, as motos 350 teriam logística e pós-venda facilitadas aos concessionários. Por fim, seria um plus de opções, como ocorre com as twins 650 Interceptor e Continental GT.