Publicidade

A Triumph apresentou novidades na sua icônica família de motos clássicas, a Bonneville. As novas motos chegam ao mercado exterior ao longo dos próximos meses e desembarcam no Brasil no segundo semestre de 2021, segundo informações da subsidiária local, com preços e data de estreia ainda a serem divulgados.

Motos clássicas: novas Triumph 2021

Seis modelos foram atualizados:  Street Twin (em duas versões), Bonneville T100, Bonneville T120, Bobber e Speedmaster – a única não disponível no nosso mercado. Elas receberam upgrades em seus pacotes eletrônicos, bem como ajustes para adequar os motores à Euro5 e outros aperfeiçoamentos mecânicos.

Novas clássicas da Triumph chegam ao exterior nos próximos meses e desembaracam por aqui na sequência, no segundo semestre de 2021

Boneville T 100

Aqui as novidades para atender à Euro5 trouxeram consigo um considerável aumento de potência – de quase 20%. Enquanto a geração anterior entregava 54 cv, a nova T100 desenvolve 64 cv a 7.400 rpm e, além disso, entrega 80% de seu torque máximo (8,1 kgf.m a 3.750) a apenas 2.000 rpm.

Publicidade

A motocicleta também está mais leve, graças a adoção de novas tampas no motor e embreagem. O freio dianteiro passa a ser Brembo e o painel de instrumentos tem novo padrão visual. Seu preço parte de 10.500 dólares, cerca de R$ 59 mil.

Triumph Street Twin

O modelo de entrada à família Boneville teve melhorias pontuais. A Street Twin segue utilizando o motor da T100, agora atualizado, mas que entrega potência e torque máximos as 7.500 rpm e 3.800 rpm, respectivamente. Os números são os mesmos da T.

Além disso, a motocicleta tem novas rodas e assento, com mais espuma e melhor aderência. Para completar, o acabamento ganhou detalhes em aço escovado. Seu preço parte dos 9.400 dólares, algo na casa dos R$ 53 mil.

Ah, ainda tem uma edição limitada! A Street Twin Gold Line se diferencia pela pintura exclusiva e grafismo próprio. Além disso, há detalhes que foram pintados à mão. No restante, é idêntica à versão padrão do modelo. Serão apenas 1.000 unidades à venda em todo o mundo.

Publicidade

Street Twin Gold Line será limitada a apenas 1.000 unidades

Bonneville T120 / T120 Black

As T120 receberam embreagem mais leve, modos de pilotagem (estrada e chuva) remapeados, freios Brembo (antes eram Nissin), ABS e controle de tração de última geração e também foram agraciadas com cruise control. Além disso, o painel de instrumentos tem novo design.

Na mecânica, o motor recebeu ajustes para atender à nova legislação de emissões. Apesar de seguir entregando 79 cv a 6.550 rpm e 10,7 kgf.m a 3.500 rpm, ele tem maior entrega de potência em baixas e médias rotações graças a nova configuração da injeção eletrônica, bem como pela subsituição de algumas peças móveis do propulsor. Seu preço parte dos 12.050 dólares, cerca de R$ 67 mil em conversão direta.

Speedmaster

Equipada com o mesmo motor de 1200 cm³, a Speedmaster recebeu os mesmos ajustes mecânicos das T120. Entretanto, aqui o bicilíndrico arrefecido a líquido entrega ‘apenas’ 77 cv, a 6.100 rpm, e 10,7 kgf.m, de acordo com sua proposta ‘mais cruiser’. Cerca de 90% do torque está disponível antes dos 3.850 rpm.

Publicidade

Na eletrônica há novos freios ABS e controle de tração, bem como ajustes nos dois modos de pilotagem, estrada e chuva. Os bancos também estão mais confortáveis e macios. Por fim, as suspensões receberam atenção e adotam garfo de 47 mm na frente (ante 41 mm das demais Bonneville) e traseira monoamortecida. O preço sugerido é de 13.150 dólares – aproximadamente R$ 74 mil.

Triumph Bobber e Bobber Black

Seu principal apelo segue sendo o visual exclusivo, com banco apenas para piloto, suspensão traseira ‘rabo duro’ (fake, afinal há sistema monoamortecido ‘escondido’) e muitos detalhes em preto fosco. É identidade de ponta a ponta.

As atualizações são as mesmas das irmãs com quem compartilha o motor 1200, incluindo os 77 cv de potência e 10,7 kgf.m de torque, dois modos de pilotagem, cruise control e freios Brembo. Recebeu farol em LED com luz de posição diúrna, tanque maior e pneus exclusivos, os Avon Cobra. Nos Estados Unidos, parte de 13.150 dólares – cerca de R$ 74 mil.

Família Bonne no Brasil

Por aqui a linha é uma das queridinhas da Triumph. Isto se comprova no número de modelos oferecidos nas lojas, afinal dos dez disponíveis na Europa oito também são vendidos no país. Para comparação, por lá a gama de naked e esportivas tem seis modelos, contra apenas um à venda no Brasil, a Street Triple 765.

Família Bonneville é uma das queridinhas da marca no Brasil, onde a Triumph oferece oito modelos atualmente

Isto evidencia que a marca acredita no potencial do crescente segmento das motos clássicas no Brasil. Segundo a Fenabrave, no ano passado foram emplacadas mais de mil unidades da família no território nacional, com as T100 e T120 puxando a fila. Atualmente, seus preços variam dos R$ 48.990 sugeridos pela Street Twin aos R$ 66.990 da Thruxton 1200 R.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza