MotoGP Por Guilherme Augusto 25/10/2021 17:29 (há 3 anos).

A MotoGP 2021 ainda não acabou, mas ganhou certo tom de ‘missão cumprida’ no último domingo, quando descobriu seu campeão. E ver um francês no topo da motovelocidade mundial foi mais um – dos vários – acontecimentos inesperados desta temporada.

Por isso nos trazemos aqui nove passagens inéditas e insanas que aconteceram ao longo das 16 etapas já disputadas neste ano. Vale lembrar que ainda temos mais duas corridas pela frente, dias 7 e 14 de novembro, em Portugal e na Espanha. Será que novos episódios curiosos virão aí?

A MotoGP 2021 ainda não acabou, mas já rolaram muitos acontecimentos inusitados até aqui

 

Coisas insanas que rolaram na MotoGP 2021

1
Um francês foi campeão da categoria principal – algo inédito
2
Rossi declarou aposentadoria após 26 temporadas (e mais de 230 pódios)
3 Valentino Rossi anunciou a própria equipe (e não é Yamaha)
4 Viñales rompeu com a Yamaha no meio da temporada…
5 … e já estreou pela Aprilia
6 Aprilia faturou seu primeiro pódio da era MotoGP
7 Novo recorde de velocidade: 362,4 km/h
8 Andrea Dovizioso retorna
9 O calendário mudou várias vezes ao longo da temporada

Veja também:

 

  • Esta dancinha também merecia ir pra lista, né?

1 – Um francês campeão na MotoGP

O Mundial de Motovelocidade é a competição a motor mais duradoura da história, acontecendo ininterruptamente desde 1949 (não, este posto não pertence à Fórmula 1 – que surgiu um ano depois). E em 73 temporadas um francês nunca havia faturado a categoria principal. Até o título de Fabio Quartararo. Os países com pilotos campeões são:

  • Itália (20 títulos, 5 pilotos)
  • Inglaterra (17 títulos – o último há 44 anos -, 6 pilotos)
  • Estados Unidos (15 conquistas, 7 atletas)
  • Espanha (11 títulos, 4 pilotos)
  • Austrália (8 taças, 3 pilotos)
  • Zimbábue / Rodésia (1 título, com Gary Hocking em 1961)
  • França (1 título, com Fabio Quartararo em 2021)

Fabio Quartararo, primeiro francês campeão na MotoGP

 

2 – Valentino Rossi se aposenta

Uma das – se não a maior das – lendas da motovelocidade anunciou sua aposentadoria como piloto em 2021. Valentino Rossi chegou ao Mundial em 1996, faturou 9 títulos (sendo 7 na categoria principal), subiu ao pódio 235 (duzentas e trinta e cinco!) vezes, venceu 115 corridas, cravou 96 voltas rápidas. Foram 26 temporadas completas acelerando entre os melhores do mundo – para se ter noção, com 22 anos, Quartararo sequer tem ’26 temporadas de vida’.

O irreverente, super competitivo e multicampeão Valentino Rossi anunciou sua aposentadoria

 

3 – Rossi anuncia sua própria equipe na MotoGP

Há um bom tempo Rossi atua nas categorias de base e mantém espaços de treinamento para novos atletas na Itália – que já contaram com a participação de brasileiros, inclusive. Atuais pilotos da MotoGP como Francesco Bagnaia e Luca Marini, já foram seus pupilos.

Felizmente, ainda veremos Rossi nas pistas. Desta vez, como chefe de equipe

A novidade é que o multicampeão irá atuar também na gestão de um time na categoria principal, o que só é possível após sua aposentadoria enquanto piloto. Curiosamente, a Aramco VR 46 não irá competir de Yamaha (com quem Rossi obteve 4 títulos), Honda (3 títulos) ou Aprilia (títulos nas 125cc e 250cc), mas sim de Ducati.

 

4 – Maverick Viñales quebrou os pratos com a Yamaha

O relacionamento entre Yamaha e o piloto numeral 12 começou muito bem em 2021, com direito a vitória na primeira corrida da temporada. Porém, a relação se desgastou rapidamente.

Viñales não conseguiu obter bons resultados nas provas seguintes e chegou ao ponto de pilotar, propositalmente, de modo que danificasse o motor de sua M1 durante o GP da Estíria (em agosto). Então a equipe lhe deixou de molho na etapa seguinte e logo depois as duas partes entenderam que aquela situação não levaria a lugar algum, que era melhor rescindir o contrato imediatamente. E assim foi feito.

 

5 – Viñales estreia pela Aprilia

Duas corridas depois do rompimento com a Yamaha, Viñales se estava de casa nova. Moto no box, contrato assinado, macacão pronto para ser vestido. Assim, ele estreou pela Aprilia no dia 12 de setembro, durante o GP de Aragón. Agora colega de Aleix Espargaró, Maverick soma um P18, P13 e P8.

A história de Viñales com a Yamaha foi do céu ao inferno e ao rompimento em poucas semanas. Agora piloto está na Aprilia

 

6 – Aprilia fatura primeiro pódio

A MotoGP 2021 gravou seu nome na história por muitos motivos. Entre eles, porque marcou o primeiro pódio da Aprilia. A fabricante italiana chegou ao Mundial de Motovelocidade em 2015 e nunca havia conseguido terminar uma prova entre os três melhores. Quem estabeleceu a marca foi Aleix Espargaró, com o terceiro lugar no GP de Silverstone.

Depois de uma batalha sensacional com Jack Miller, Aleix Espargaró conquista o primeiro pódio da Aprilia na MotoGP

 

7 – Novo top speed da MotoGP é de 362,4 km/h

Em 2021, a MotoGP também estabeleceu um novo recorde de velocidade máxima. Johann Zarco cravou 362,4 km/h na reta de 1.068 metros do circuito de Losail, no Qatar. O número foi atingido durante os treinos livres da primeira etapa da temporada, em março, a bordo de uma Pramac Ducati.

Uma moto passando dos 360 km/h em pouco mais de mil metros de reta. E este top speed da MotoGP, está bom pra você?

 

8 – Dovi voltou

Muitos nomes conhecidos da torcida ressurgiram nesta temporada. O já aposentado (e pentacampeão Mundial) Jorge Lorenzo foi cotado para vagas, Dani Pedrosa (atual piloto de testes da KTM) correu como wildcard no GP da Estíria… Andrea Dovizioso voltou às pistas.

O rosto é familiar, mas de macacão cinza? Dovi trocou as cores da Ducati pelas da SRT Yamaha em 2021

Três vezes vice-campeão, Dovi se retirou da cena em 2020, quando seu contrato com a equipe principal da Ducati expirou. Porém, retornou em setembro, substituindo Franco Morbidelli e acelerando pela SRT Yamaha. Agora já tem contrato acertado com o time e seguirá a bordo da japonesa – ao menos – até o fim de 2022.

 

9 – O calendário foi uma loucura

Encerramos a nossa lista de acontecimentos inusitados da MotoGP 2021 com um dos mais importantes deles: o calendário e suas constantes atualizações durante a temporada.

Motegi, no Japão, foi um dos circuitos riscados da temporada 2021. Mas não foi o único

Entra corrida, sai corrida; entra público, tira público; tira Ásia, põe Portugal; engaveta a Argentina, mas mantém os Estados Unidos; risca do mapa Japão, Austrália e Tailândia. Lembra das estreias previstas para este ano? Esqueça.

Foram várias alterações, várias. A maioria – senão todas – tomadas em virtude de desdobramentos da pandemia. Ao final, ficamos felizes por ver o público de volta às arquibancadas. Ah, e a prévia do calendário 2022 já saiu.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza
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