Publicidade

Quem tem motocicleta sabe como um combustível de má qualidade pode gerar uma série de problemas na moto. Uma das formas de driblar o risco é abastecer com combustível aditivado. Por isso, vamos falar um pouco sobre os principais benefícios da aditivada.

Assim, Gilberto Pose, especialista em combustíveis da Raízen, licenciada da marca Shell, tirou algumas dúvidas que cercam o tema e abriu o jogo sobre o que é verdade e mentira em relação ao combustível aditivado. 

O principal ganho é visto a longo prazo, pois o líquido mantém os bicos injetores, pistões e demais partes internas do motor mais limpos através dos aditivos.

 

Publicidade

Combustível aditivado é mais puro que o comum?

combustível aditivado

O combustível aditivado traz ganhos a longo prazo para a motocicleta

Se você zela pela motocicleta e abastece com combustível aditivado por achá-lo mais puro que os comuns, você está errado. Isso porque , apesar dos benefícios trazidos para a moto, a gasolina aditivada só é boa devido aos aditivos que agem nos componentes da moto.

Dessa forma, o especialista Gilberto enfatizou que as distribuidoras se responsabilizam por misturar seus aditivos exclusivos. “Os aditivos não melhoram a pureza do combustível. Eles são compostos por detergentes, dispersantes e formadores de películas protetoras, que limpam e protegem o motor”, explicou.

Veja também:

Publicidade

Gasolina ruim entope os componentes da moto?

Os componentes da moto podem sofrer com resíduos do combustível comum

Bem, quando a moto começa a falhar após abastecê-la em um posto de combustível sem bandeira, o coração gela e você já pensa nas consequências. Assim, boa parte dos casos pode ser por gasolina batizada, ou melhor, misturada de maneira ilegal.

No entanto, alguns problemas envolvendo combustível podem ser causados pela sujeira que o lubrificante contido nele pode causar a longo prazo. Dessa forma, esses resíduos prejudicam o bom funcionamento do motor.

Um potente motor pode perder força com excesso de resíduos

Publicidade

Essas sujeiras podem reduzir drasticamente o desempenho do propulsor e o combustível aditivado ajuda a limpar esse acúmulo de sujeira.

“Os aditivos possuem detergentes que dissolvem os resíduos e previnem a formação de novos depósitos. Sem acúmulo de resíduos, a passagem do combustível no interior do motor flui melhor e com um fluxo correto, refletindo em uma melhora na performance e desempenho dos veículos”, pontuou o especialista.

 

Frequência do abastecimento e economia

Por fim, é preciso abastecer entre 4 e 5 tanques com combustível aditivado de qualidade para realizar uma boa limpeza

Por isso, apesar de ser um combustível um pouco mais caro, é importante lembrar que essa escolha traz economias futuras. Para que se tenha uma limpeza completa dos componentes da sua moto, é preciso abastecer entre 4 e 5 tanques com combustível aditivado de qualidade. Essa ação trará benefícios a longo prazo para a motocicleta e tranquilidade para o dono.

Thays Martins
Uma jornalista formada pela UFPE que se tornou apaixonada pelo universo das duas rodas desde que George Clooney comprou sua Vespinha