Novidades Por Guilherme Augusto 30/04/2024 11:49 (há 3 semanas).

O Brasil pode ter uma nova fábrica de motos em breve. Para isso, basta que os planos da KTM sigam avançando. A gigante austríaca parece estar interessada em expandir sua operação no país e, nesta semana, obteve autorização inicial para fazer a montagem de motocicletas em Manaus. Saiba o que deve vir por aí.

 

Nova fábrica de motos: KTM pode produzir 22 mil unidades

A empresa encaminhou um ‘projeto industrial de implantação’ ao Conselho de Desenvolvimento do Amazonas, a fim de iniciar os trâmites legais de abertura de uma fábrica no Polo Industrial. E o Codam deferiu o pedido, garantindo acesso aos benefícios fiscais. Agora, o assunto deve avançar em outras áreas, como a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

A KTM parece interessada em ter sua própria fábrica de motos no Brasil, onde montará motos maiores e menores de 450 cc

Segundo o parecer do Codam, a KTM pretende investir R$ 97 milhões em sua nova fábrica de motos, ao longo de 3 anos. Desta forma, poderá montar modelos de baixa, média e alta cilindrada, com a projeção de fabricar 15,5 mil motos pequenas (de até 450 cilindradas) e 6,7 mil motos grandes (acima de 450 cc). Assim, totalizando mais de 22 mil motocicletas logo nos três primeiros anos de operação.

Além disso, a unidade deve gerar 106 empregos diretos. Veja o documento do Conselho abaixo.

Codam, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, emitiu parecer favorável ao pedido de projeto industrial da KTM

 

Fábrica da KTM no Brasil

Referência no off-road e em motos de alto desempenho, a KTM ainda não se pronunciou oficialmente sobre sua possível nova fábrica no país. Atualmente, a empresa é representada no Brasil pela Factory Powersports e monta suas motocicletas na fábrica da Dafra, no Polo Industrial de Manaus. É de lá que saem os produtos nacionalizados da marca, como Duke 390 e 250 SX-F.

Inicialmente, a KTM levanta a possibilidade de produzir 22 mil motos ao longo de três anos. Seriam modelos de diferentes tamanhos e segmentos

Portanto, ainda é cedo para cravar quando – e até ‘se’ – a KTM de fato terá uma fábrica própria no Brasil, bem como os detalhes da operação. É preciso aguardar uma posição oficial da empresa, assim como o avanço da pauta nos próximos passos legais e burocráticos.

Hoje, a KTM usa a fábrica da Dafra (foto) para montar suas motocicletas. A mesma receita já foi usada por marcas como BMW, Ducati e Harley-Davidson

Veja também:

 

Investimentos ao redor do mundo

Para encerrar o assunto de uma nova fábrica de motos da KTM no Brasil, vale lembrar que a empresa está numa crescente ao redor do mundo. Marca, não, grupo. A austríaca pertence ao Pierer Mobility, conglomerado que, além da KTM, tem em seu portfólio marcas como Husqvarna, GasGas, WP (suspensões) e Felt (bicicletas). Acelerando seus investimentos no setor, recentemente expandiu sua participação na MV Agusta, se tornando sócia majoritária na icônica marca italiana. Inclusive, o grupo já está norteando os novos lançamentos da MV.

Dona da KTM, a Pierer Mobility está investindo no setor. Inclusive, também passou a ser dona da icônica MV Agusta

 

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza
Anuncie sua moto gratuitamente
Criar meu anuncio agora
Consulte nosso
Guia de Motos