Segurança Por Luís Sucupira 26/02/2013 09:59 (há 12 anos).

Como você usa o seu alarme?

Ninguém presta muita atenção, mas a forma como usamos nossos alarmes é totalmente errada. Na realidade os usamos sob a nossa perspectiva e não sob o ponto de vista do ladrão. Vejamos então.

As situações prováveis em que você pode perder sua moto para o ladrão são: as que você está na moto; as que você está chegando à moto ou quando você deixa sua moto com a chave na ignição por um breve momento. Engana-se quem pensa que o ladrão não viu nada disso e não sabe como tirar a moto de você.

Ocorre que ele em todas as situações acima relatadas o seu alarme estará desativado para que possa utilizar a moto, certo? Sim, na maioria dos dispositivos você tem que ativar o alarme ou ele se ativa em alguns segundos quando você desliga a sua moto. Em todas elas a situação é a mesma que fechar o cadeado e deixar a chave perto.

Em outra situação o ladrão chega na moto e ninguém está por perto e aí ele leva a sua moto com chave mincha etc, etc, etc. Em todas elas o alarme pode salvar se estiver ativado. Mas e se você esquecer? Alguns alarmes são ativados automaticamente quando você desliga a sua moto, mas como disse isso não garante que ela não será levada.

A maioria das pessoas ainda guarda o alarme junto com as chaves da moto. Alguns penduram no pescoço. Mas aí ocorre o assalto, o ladrão leva seu alarme junto… e … perdeu! Mas tem outra: o cara te assalta e você apavorado entrega a moto e o ladrão arranca com ela. Se você conseguir lembrar-se de ativar o alarme da moto que estava no seu bolso (digamos que não use no pescoço ou junto da chave) existe um alcance que geralmente não passa de 50 metros e olhe lá! Em todas elas há uma certa dependência de um comando seu.

Alarme com controle remoto tem seus prós e contras

Mas e se você utilizasse um alarme que não precisasse usar a sua memória ou de algum comando seu? Seria ótimo, não? Pois eles existem. Os alarmes presenciais são os que considero os melhores e os mais seguros pois eles fazem o papel de manter a minha moto protegida.

Para quem não sabe a Harley Davidson V-Road já não usa chave e sim um alarme presencial que serve também como chave. É sentar e ligar a moto e sair. Simples.

Vejamos por que:

Você não precisa ativar, pois ele faz tudo sozinho. O alarme só vai depender de você quando for necessário aproximar-se pelo menos uns 20 metros da moto para que pare de alarmar – se ele tiver sido disparado, claro. Simples, não? Mas e se o ladrão te levar a moto? Vou responder da maneira mais tosca:

Esqueça de propósito a chave da moto na ignição e mande um amigo levar a sua moto. Não diga nada. Ele vai ligar a moto, vai sair e em uns 40 metros, mais ou menos depois, a sua moto vai parar e alarmar. Isto sem que você faça nada.

A esta distância você poderá inclusive escapar de um tiro ou buscar um local seguro para se proteger. Quando são pegos de surpresa os ladrões tendem a abandonar a moto e fugir. E tanto faz você estar na moto como não, o alarme vai trabalhar por você. E ainda tem a  possibilidade de desativar de forma discreta: uma moto alarmando chama a atenção de todo mundo, se você caminhar discretamente poderá aproximar-se e mesmo de costas o alarme será desativado, não precisando esticar o braço, apontar para a moto para desligar o alarme.

Alarme presencial da Make Safe, um dos que estão disponíveis no mercado

Os ladrões costumam provocar as motos para dispararem os alarmes e com isso descobrem quem é o cara que vai estar com o alarme e aí  o resto fica fácil, por que a maioria das pessoas se entrega quando desativa o alarme e ativa novamente. Os ladrões, o pessoal do bar e toda a torcida do Flamengo acabaram de saber que o Mané dono daquele carro ou moto é você ilustre candidato à vítima de assalto.

Uma boa vantagem do alarme presencial é não ter que fazer nada. Não precisa apertar botão nenhum! Mesmo por que ele não tem botão! Basta desligar a moto e pronto! Você e ela estarão protegidos de forma discreta e eficiente.

Por isso e por tudo o que eu listei acima, eu me convenci que alarmes presenciais são os melhores. Agora, independente disso, a sua postura será fundamental para também não perdê-lo.  Andar com ele junto da chave é o mesmo que trancar o cadeado e deixar a chave perto e ao alcance do ladrão.

Luís Sucupira
Motociclista desde os 18 anos. Jornalista e apaixonado por motos desde que nasceu.
Anuncie sua moto gratuitamente
Criar meu anuncio agora
Consulte nosso
Guia de Motos