O preço da nova CB 300 F Twister. Não se falou em outra coisa ao longo desta semana. A Honda divulgou o valor sugerido da substituta da CB 250F Twister na segunda-feira e, para surpresa de muitos, apostou na agressividade.
A marca realmente parece disposta a dominar o segmento das street médias. Apesar de todos as inovações na linha trazidas pela 300, ela praticamente não teve aumento real de preço em relação à simplória antecessora 250F. E, tão importante quanto: tem valor sugerido menor que a principal rival FZ 25, mesmo sendo melhor equipada.
Comparativo: nova CB 300, Fazer, Bajaj e Dafra
Mas e agora, será que a CB 300 é melhor mesmo que a Fazer 250? Criamos este comparativo breve considerando vários fatores, como preço, potência e itens de série, para que você tire suas próprias conclusões.
Também inserimos as Dafra Apache RTR 200 e Bajaj Dominar 200 para que a briga entre as street de 200 a 300cc fique completa. Como bônus, chamamos a Dominar 400, que pode ter preço final (praticado pelas lojas) próximo de Honda e Yamaha. Que vença a melhor.
Preço da nova CB 300
A CB 300F Twister está disponível nas versões CBS (freios combinados) e ABS, com preços sugeridos de R$ 18.900 e R$ 19.800, respectivamente. Ou seja, custa aproximadamente R$ 500 a mais que a antiga CB 250F Twister, nas mesmas versões. Já o preço praticado pelo mercado deve ser superior, visto que a 250 já era negociada a R$ 23.167 (fipe), em média, mas o valor final da 300cc será aferido apenas nas próximas semanas.
Considerando os preços sugeridos vemos um setor embolado. Apenas R$ 4.500 separam Apache da Fazer, passando por opções da Bajaj e da Honda. Vale notar ressaltar novamente a agressividade da Honda na precificação da CB 300F, que oferece mais itens e custa (ao menos na teoria) R$ 1.690 a menos que a FZ 25.
Comparativo: CB 300 Twister |
||
Preço | ||
Modelo | Preço sugerido |
Preço de mercado (fipe)
|
Dafra Apache RTR 200 | R$ 16.990 | R$ 17.417 |
Honda CB 300 F Twister CBS | R$ 18.900 | – |
Bajaj Dominar 200 | R$ 19.600 | – |
Honda CB 300 F Twister ABS | R$ 19.800 | – |
Yamaha FZ 25 | R$ 21.490 | R$ 23.998 |
Bajaj Dominar 400 | R$ 24.200 | – |
Veja também:
- Detalhes: comparativo completo entre Fazer 250 e nova CB 300 Twister
- Nova Honda 300 chama atenção pelo design incoum no exterior
Potência CB 300F, Fazer 250 e outras
A nova CB 300 tem recebido críticas pela ficha técnica modesta. De fato, tem apenas 2 cv a mais que 250F e relembra os números da antiga CBX 250 Twister, fabricada de 2001 a 2008. São 24,7 cv de potência máxima e 2,61 kgf.m de torque.
Porém, a rival da Yamaha tem números ainda mais tímidos: 21,3 cv e 2,1 kgf.m. Para comparação, é praticamente a mesma cavalaria da Apache 200cc. Destaque aqui à Dominar 200, que entrega 24,5 cv de potência mesmo com seu propulsor menor. Além disso, claro, à Dominar 400 e seus 40 cv, deixando claro se tratar de uma moto de categoria superior.
Peso e potência (gasolina) | ||
Modelo | Potência e torque | Peso (seco) |
Dafra Apache RTR 200 | 21 cv / 1,78 kgf.m | 139 kg |
Honda CB 300 F Twister CBS | 24,5 cv / 2,61 | 139 kg |
Bajaj Dominar 200 | 24,5 cv / 1,88 kgf.m | 157 kg |
Honda CB 300 F Twister ABS | 24,5 cv / 2,61 | 139 kg |
Yamaha FZ 25 | 21,3 cv / 2,1 kgf.m |
149 kg (já abastecida)
|
Bajaj Dominar 400 | 40 cv / 3,5 kgf.m |
182 kg (já abastecida)
|
CB 300F é a melhor equipada da categoria?
Aqui está o trunfo da CB 300F em relação à antecessora 250F. Muito melhor euipado, o lançamento da Honda tem embreagem assistida e deslizante, tomada USB, iluminação full-LED, suspensão com tubos de 41 mm, painel completo, visual inspirado nas CB 500F/CB 750 Hornet; nada disso estava disponível na 250cc.
Mas a nova CB 300 não é a única street média com bom pacote. A Fazer também tem farol em LED com DLR e freios ABS, enquanto a Dominar 200 tem suspensão invertida (ausente na Honda) e a Apache peca nos freios, mas conta com suspensão up side down, tomada USB e embreagem assistida e deslizante.
Itens de série | |||||
Apache | Dominar 200 | CB 300F | Fazer 250 | Dominar 400 | |
Freios ABS | Não | Sim (dianteira) | Versões com ABS e com CBS | Sim | Sim |
Iluminação full-LED | Não | Não | Sim | Não | Sim |
Luz de posição (DLR) | Sim | Sim | Sim | Sim | Sim |
Painel digital | Sim | Sim (+ indicador analógico) | Sim | Sim | Sim |
Tomada USB | Sim | Não | Sim | Não | Sim |
Suspensão invertida | Sim | Sim | Não | Não | Sim |
Embreagem assist. e deslizante | Sim | Não | Sim | Não | Sim |
Nova Honda CB, FZ 25, Bajaj, Dafra. Qual a melhor?
A nova CB 300 está chegando agora e tem muito o que provar. Primeiro, se terá desempenho e economia compatíveis com o prometido no lançamento, quando falou-se em top speed de 140 km/h reais (cerca de 160 km/h no painel) e consumo médio de 39 km por litro. Depois, em durabilidade. Apesar de ser outra moto, ainda carrega a mancha da antiga CB 300R, que gerou dor de cabeça (e cabeçote) a tantos proprietários. Mas que a moto promete, promete.
Os modelos da Bajaj também precisam encontrar seu espaço no mercado, mas têm grande potencial. Com preços agressivos, colocam a Dominar 400 na briga com motos menores e mais simples, já que em muitas lojas todas (FZ 25, CB 300F e Dominar) devem custar entre R$ 23 mil e R$ 26 mil. Além disso, a 200cc parece uma interessante opção para quem está com orçamento mais curto.
E há as conhecidas Fazer 250 e Apache RTR 200. São modelos consagrados em nosso mercado, especialmente no caso da Yamaha (à venda por aqui desde 2005). Assim, a escolha da melhor ainda vai demandar um tempo, mas a eleição individual da melhor para cada motociclista já tem suas favoritas.