Bicicleta Por motonline 26/08/2011 15:21 (há 14 anos).

 A Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) divulgou através de nota oficial a lista de atletas convocados para disputar os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, que ocorre em outubro de 2011. No total serão quatro disciplinas: Bicicross, Estrada, Mountain Bike e Pista. A delegação estará formada por 19 atletas, convocados de acordo com os critérios estabelecidos pelo técnico de cada disciplina.

A delegação brasileira contará com nomes de peso do ciclismo mundial como Murilo Fischer, atleta profissional que defende a equipe norte-americana Garmin-Cervelo no disputado grupo Pro-Tour. Rafael Andriato, que mora e compete na Itália, também irá defender o Brasil no Pan.

Entre os atletas que competem no Brasil, Gregolry Panizo, atual campeão Pan-americano, também promete trabalhar duro para conquistar bons resultados. No feminino, a experiência da família Fernandes promete fazer a diferença. Janildes Fernandes, após competir e morar vários anos na Europa, é um dos principais destaques.

No BMX, Renato Rezende está pronto para brigar pelo título após se recuperar de uma lesão grave no primeiro semestre. O atleta, que já foi campeão mundial de Supercross, está muito confiante e treina em Aigle, na Suíça.

Rubens Donizete, atual campeão brasileiro de MTB-XCO será um dos destaques do Mountain Bike. O atleta procura aperfeiçoar os treinamentos e aliar sua experiência para compartilhar com os companheiros de equipe em busca da vitória.

Os Jogos Panamericanos de Guadalajara ocorrem de 13 a 30 de outubro. Para o ciclismo, o calendário será: dia 15 Mountain Bike, dia 16 competição de contra relógio, de17 a 20 competições de pista e para finalizar, no dia 22 acontecem as provas de estrada.

Os convocados
Bicicross: Masculino
Deivlim Carlos Balthazar – Americana Bicicross Clube
Renato Rezende – Clube de Ciclismo de São José dos Campos

Feminino
Naiara de Almeida Silva – Jacarei Bicicross Clube
Squel Saune Stein – Clube Rio Sulense de Bicicross
Dirigente – Guilherme Pussieldi

Estrada e Pista*: Masculino
Gregolry Panizo – Clube Dataro de Ciclismo
Rafael de Mattos Andriato – Petroli Firenze
Murilo Antonio Fischer – Garmin Cervelo
Armando Reis da Costa Camargo – São José dos Campos
Gideoni Rodrigues Monteiro – Team Brilla Bike
Tiago Nardin – São Francisco/Ribeirão Preto
Robson Ribeiro Dias – São José dos Campos
Flávio Cipriano – Memorial Santos
Reserva: Luiz Carlos Amorin – PZ Racing

Feminino – Sumaia Ali dos Santos – São José dos Campos
Janildes Fernandes Silva – São José dos Campos
Uenia Fernandes de Souza – Forno D’Assolo Colavita
Clemilda Fernandes Silva – São José dos Campos
Reserva: Valquiria Bento Pardial – Funvic/Pindamonhangaba

Dirigentes – Antonio Silvestre, Emerson Silva e Hernandes Quadri
*Os atletas listados estarão disponíveis para representar o Brasil nas provas de Estrada e Pista

Mountain Bike: Masculino
Edivando Souza Cruz – Scott/Vzan
Rubens Donizette – Merida

Feminino – Erika Fernanda Gramiscelli – São Francisco/Ribeirão Preto
Dirigente – Odair Pereira
Mecânico: Eduardo Oliveira

Sobre as categorias disputadas:
Bicicross  – O ciclismo BMX ou Bicicross foi descoberto na Califórnia na década de 60, durante a época de ascensão do Motocross nos Estados Unidos. As crianças imitavam seus ídolos do motocross com suas bicicletas, construíam pistas e faziam corridas informais. Assim nascia um novo esporte. Durante os anos 70 este novo esporte começou a crescer, surgiram equipes, campeonatos, revistas especializadas, marcas novas de peças e bicicletas Bicicross.

Estrada  – Ciclismo de Estrada é um tipo de competição esportiva, derivada do ciclismo, disputada em estradas utilizando bicicletas próprias para este fim que, no Brasil, são conhecidas por Speed.

Mountain Bike – Modalidade de ciclismo na qual o objetivo é transpor percursos com diversas irregularidades e obstáculos. Em alguns países de língua latina o esporte é chamado de Bicicleta todo terreno ou BTT. No Brasil é chamado popularmente de Mountain Bike, eventualmente de Ciclismo de Montanha ou Mountain Biking e comumente abreviado como MTB. O Mountain Bike é praticado em estradas de terra, trilhas de fazendas, trilhas em montanhas e dentro de parques e até na Cidade.

Pista – O Ciclismo de Pista é um tipo de competição esportiva, derivada do ciclismo, disputada em pistas especialmente construídas para esta modalidade conhecidas como velódromo.

Anuncie sua moto gratuitamente
Criar meu anuncio agora
Consulte nosso
Guia de Motos