Lançamentos Por Guilherme Augusto 09/03/2017 10:09 (há 8 anos).

Se você sempre sonhou em ter uma KTM aventureira e sair ‘brincando de Rally Dakar’ por aí (a marca é campeã 16 vezes seguidas da competição), talvez seus pedidos tenham sido atendidos pelo seu anjo da guarda. Ou pelos CEO’s da empresa austríaca.

Há alguns dias, durante o lançamento das novas KTM RC 200 e RC 390 2017 na Índia, duas motos que ainda não são vendidas por aqui, assim como a nova versão das Duke’s que também existe na Ásia, mas não no Brasil, a marca (representada no País pela empresa Bajaj) confirmou a produção da KTM 390 Adventure. Com a off-road que chegará ao mercado em breve, a família 390 estará completa na Índia, com a naked Duke, a sport RC e a Adventure. E a gente aqui só com as versões defasadas (modelo 2015) da Duke’s 200 e 390… Que inveja, não?

Brincar de ‘Dakar’? Só se for com uma KTM 390 Adventure! Modelo terá ‘produção’ mundial… o que pode incluir o Brasil

Segundo Rajiv Bajaj, representante da Bajaj Audo MD, o projeto de criação do novo modelo já vem sendo desenvolvido há algum tempo, e se torna viável agora, pois a nova geração da Duke conseguiu oferecer a flexibilidade necessária para se construir as derivadas RC (sport) e Adventure (trail). “Depois muitas discussões, tem havido uma exigência constante deste mercado em relação ao modelo 390 Adventure, e por isso seu desenvolvimento está finalmente acontecendo”, disse Amit Nandi, chefe de operações da Bajaj. Ele também afirmou que o modelo será produzido na Índia e exportado para o mercado global.

Sobre datas de início da produção e lançamento, até o momento, não há dados oficiais. As especulações sobre o lançamento da KTM 390 Adventure dão conta de que ele acontecerá, provavelmente, no Salão de Milão – EICMA 2017, que vai acontecer no mês de novembro. Já seu lançamento na Índia deve acontecer no primeiro semestre de 2018, e depois em outros pontos do mercado global. Reforçando: estas datas não são oficiais.

Você nunca viu uma destas por aqui, não é? Infelizmente, a RC 390 é realidade apenas em outros países

Como será a trail KTM 390 Adventure

Segundo alguns sites especializados da Ásia e também nos Estados Unidos (Cycle World, por exemplo), alguns testes já foram realizados com um protótipo do novo modelo, na Áustria, teoricamente em uma região próxima à fábrica. O teoricamente está na frase pois até agora tudo são especulações e, ainda que surjam dados praticamente incontestáveis, nada pode ser afirmado com certeza até a marca se posicionar oficialmente. Os testes foram registradas por fotos da empresa MCN.

 

Pelas imagens da nova 390 Adventure, fica claro o uso de suspensões altas (WP, claro), voltadas ao uso fora de estrada, e de elementos visuais que remetem às motos e equipes oficiais da marca, como a dianteira bem alta. Além de rodas 19 polegadas, a marca aproveitará a mesma plataforma que já conhecemos na Duke (e que é utilizada na carenada RC 390) na KTM 390 Adventure, incluindo seu chassi em treliça e motor monocilíndrico de 373 cc que gera 44 cv de potência máxima. O propulsor, entretanto, provavelmente será retrabalhado, para gerar mais torque em baixas rotações.

Mercado global e a nova KTM no Brasil

Segundo as informações oficiais da marca, a produção e comercialização do novo modelo terão início pela Índia. Lá, a Adventure brigará diretamente com a Royal Enfield Himalaya – moto trail de visual clássico, com motor de 411 cc e 24,5 cv de potência máxima. Em breve, ela também terá pela frente a BMW G 310 GS e a Kawasaki Versys 300.

KTM Duke 390 2017 também não veio para o Brasil. Aqui, ao menos por enquanto, só o modelo antigo

No Brasil, o modelo entrará (será?) no segmento das trail, onde reinam absolutas as conhecidíssimas Honda XRE 300 e Yamaha XTZ 250 Ténéré, em produção desde 2009 e 2010, respectivamente. De padrão superior, claramente “derivada” das irmãs maiores G 800 GS e G 1200 GS, a BMW G 310 GS deve começar a ser vendida aqui em breve, segundo adiantamos em novembro do ano passado, mas ainda sem um posicionamento – e data – oficial da fabricante. Cabe lembrar que a BMW Motorrad já inaugurou sua fábrica no Brasil.

Obviamente é cedo demais para fazer qualquer previsão de como a KTM 390 Adventure se sairá no mercado nacional, até mesmo porque talvez ela nem venha para cá, o que seria uma lástima para nós amantes de motos. Mas isso pode acontecer, a exemplo do que ocorreu com as pequenas esportivas RC 200 e RC 390 que nunca desembarcaram no Brasil.

Mas considerando a hipótese de que ela venha, provavelmente haverá a criação de uma classe de motos trail ‘premium’ de 300cc (assim como aconteceu com as naked Kawasaki Z300, KTM Duke 390 e Yamaha MT-03, que se posicionaram acima de motos de cilindrada próxima, mas de projetos mais simples, como a Honda CB Twister e Yamaha YS 250 Fazer. Essa nova moto brigará mais com a G 310 GS do que com as Honda e Yamaha que já conhecemos por aqui.

Tanto a KTM quanto a BMW prometem ser grandes produtos e agradar pela sua tecnologia, potência e versatilidade. A dúvida que fica é: e o preço, será competitivo? Bom, vamos dar um passo de cada vez. Por enquanto o que nos interessa é a produção da moto e sua venda no mercado global. Queremos a KTM 390 Adventure no Brasil!

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza
Anuncie sua moto gratuitamente
Criar meu anuncio agora
Consulte nosso
Guia de Motos