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A Triumph lançou a Tiger 900 nesta semana, na Europa. A bigtrail, que (ainda) não tem data para chegar ao Brasil, surge como uma nova geração da Tiger 800 e não como uma simples atualização do modelo que faz sucesso por aqui.

Nova Triumph Tiger 900 é muito mais que uma atualização da antecessora. Modelo deixa de lado a briga por mais potência e foca em eletrônica, oferecendo cinco modos de pilotagem, TFT de 7", suspensão ajustável eletronicamente e mais

Nova Triumph Tiger 900 é muito mais que uma atualização da antecessora. Modelo deixa de lado a briga por mais potência e foca em eletrônica, oferecendo cinco modos de pilotagem, TFT de 7″, suspensão ajustável eletronicamente e mais

As mudanças começam logo no nome. Vão embora as nomeclaturas XC, XR e XCA e aparecem GT, GT Pro, Rally e Rally Pro – totalizando cinco versões, considerando também a standard. A missão do novo modelo é defender os ótimos números de venda da antecessora e acrescentar ainda mais tecnologia no segmento, favorecendo tanto o uso em estradas quanto fora delas.

Bigtrail até 1.000 cm³ | Produção

Versões Produção 2018 Produção jan-out 2019 Total no período
Triumph Tiger 800 Todas as versões 1905 2.581 4486
BMW F 850 GS  – 269 1.238 1507
Suzuki V Strom 650  Todas as versões 600 876 1476
Honda Africa Twin  Todas as versões 660 150 810
BMW F 800 GS Std e Adventure 420 420
Observação: Os dados de emplacamentos não são precisos quanto às versões de cada modelo, por isso optamos por utilizar os números de produção fornecidos pela Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e similares) para dar uma dimensão mais precisa do segmento

Triumph Tiger 900 – mais leve e tecnológica

O principal destaque é o novo motor de 3 cilindros, agora com 900 cm³, que produz 95,2 cv. Pico de potência semelhante a Tiger 800, com 95 cv, entretanto chega mais cedo (nos 8.750 rpm ante aos 9.500 da antecessora) e com a promessa de mais força nas faixas médias de giro do motor. O torque cresceu 10%, dos atuais 8.05 kgfm para os 8,87 kgfm, em 7.500 rpm.

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Modelo terá cinco versões: standard, GT, GT Pro, Rally e Rally Pro. Mais fácil de decorar do que XC, XR e XCA, né?

Modelo terá cinco versões: standard, GT, GT Pro, Rally e Rally Pro. Mais fácil de decorar do que XC, XR e XCA, né?

O visual está totalmente reformulado, com direito a novo conjunto de faróis e carenagens redesenhadas. Já as rodas são de 19″ e 17″ (dianteira e traseira) nas versões de liga leve e de 21″ e 17″ nas raiadas. O tanque de combustível tem capacidade para 20 litros, um a mais que na 800.

Completa o pacote o novo quadro modular 5 kg mais leve e, além disso componentes eletrônicos já conhecidos como freios ABS, controle de tração e farol LED. A versão de entrada, chamada apenas de Tiger 900, possui painel TFT colorido de 5 polegadas e dois modos de pilotagem – as demais, são mais refinadas.

Além disso, há painel TFT colorido de até 7 polegadas e conectato a GoPro

Além disso, há painel TFT colorido de até 7 polegadas e conectato a GoPro

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Desse modo, motor está mais esperto e com mais 10% de torque

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Triumph mantém dianteira característica da bigtrail - e tudo em LED, claro

Visual totalmente renovado mostra novidades do bico dianteiro à lanterna traseira

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Tiger 900 – GT e GT Pro

A família Tiger 900 surge organizada em novas nomenclaturas e diferentes propostas, sendo as GT e GT Pro mais equipadas e com foco em longas viagens, enquanto as Rally e Rally Pro se destacam pelo caráter off road. A GT conta com quatro modos de pilotagem, painel TFT colorido de 7 polegadas, cruise control, protetores de mão e unidade de suspensão traseira Marzocchi totalmente ajustável.

A Pro conta ainda com:

  • Suporte central;
  • Triumph Shift Assist;
  • 5 modos de pilotagem;
  • Faróis de neblina em LED;
  • My Triumph connectivity system;
  • Monitoramento da pressão dos pneus;
  • Assentos aquecidos para piloto e garupa;
  • Unidade de suspensão traseira Marzocchi, eletronicamente ajustável

Tiger 900 Rally e Rally Pro

A opção mais aventureira também se divide em duas linhas. A Tiger Rally conta com os itens da versão GT, e também soma a suspensão off-road ajustável Showa. Já Rally Pro tem a configuração da GT Pro, com acréscimo de mais um modo de pilotagem, barras de proteção do motor e protetor de reservatório em alumínio.

Vendas da nova Tiger 900

A única versão com data para chegar ao mercado (Europeu) é a de entrada, prevista para março de 2020, com preço sugerido de 9.500 euros (algo perto dos R$ 44.150, em conversão direta). As demais opções serão recebidas pelas concessionárias em breve.

A Triumph deve ser pronunciar sobre a vinda da nova Tiger 900 ao Brasil em breve, interessada em manter seus números de venda no segmento. Para termos uma base de preços, a família Tiger 800 varia de R$ 48.890 a R$ 55.890, da XRx a XCa. Estamos ansiosos por novidades.

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Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza