Até muito pouco tempo o mercado nos oferecia pouquíssimos modelos de motos de média cilindrada (250 a 499cc). Tínhamos que obrigatoriamente escolher entre os 5 ou 6 motos oferecidas por Honda, Yamaha e Suzuki. Fora dessas montadoras somente as importadas, cujo preço geralmente era muito mais salgado.
Mas isso mudou drástica e gradativamente nos últimos 15 anos. As montadoras que aqui estavam viram que além das pequenas (até 249cc), existia um grande nicho de mercado a ser explorado em uma faixa de cilindrada um pouco acima, que comprava motos principalmente para o lazer. De olho nos lucros os lançamentos foram se sucedendo, despertando o interesse de outras montadoras ainda ausentes ou inexistentes por aqui, como a Kawasaki, Dafra, Kasinski e Traxx, que mais tarde também entraram neste nicho, de olho nos lucros que essa clientela mais abastada prometia.
Se antes comprar uma moto era difícil pela falta de opções, hoje comprar uma moto de média cilindrada é também uma difícil tarefa de escolha devido aos tantos modelos e categorias que compõem o line up de cada marca. Acompanhe: Trail, 6 opções; Street, 9 opções atuais e uma chegando em julho; Scooter, 3 opções e ainda carente de mais modelos em oferta; Custom, 2 opções. Ou seja, são 21 opções no total. Isso quer dizer que não se pode reclamar. Chegamos ao tão sonhado mercado de opções que desejávamos há alguns anos.
Confira a seguir as atuais opções do mercado – média cilindrada (250 a 499cc) – separadas por categoria.
TRAIL
STREET
CUSTOM
SCOOTER
Agora, só falta você fazer a sua escolha e sair por aí rodando de moto nova.