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Testamos o ADV, novo scooter de 150 cilindradas da Honda no Brasil. Com visual inspirado no ousado X-ADV e mecรขnica herdada do sucesso de vendas PCX, ele quer persuadir fรฃs do crescente segmento de scooter (o que mais ascende no Brasil, aliรกs) de que รฉ uma opรงรฃo para ir alรฉm do asfalto, mas serรก que convence?

 

No nosso teste com o ADV, o modelo surpreendeu pelo baixo consumo e eficiรชncia na sua proposta de uso misto – ou quase isso

O teste ride aconteceu na regiรฃo de Sรฃo Josรฉ dos Campos (SP), num misto de perรญmetro urbano e rodoviรกrio que totalizou cerca de 130 quilรดmetros. O ADV tambรฉm encarou uma terrinha para por ร  prova suas suspensรตes exclusivas e pneus de uso misto. De antemรฃo, um spoiler: a economia surpreendeu positivamente.

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Teste do Honda ADV, um ‘PCX aventureiro’ ?

Nรณs jรก falamos bastante sobre ele, mas nรฃo custa lembrar. Em 2019 a Honda apresentou o ADV no Salรฃo Duas Rodas como uma possรญvel novidade ao nosso mercado e oficializou sua vinda no final ano seguinte . Com uma proposta inรฉdita no segmento, desde o inรญcio o scooter chamou nossa atenรงรฃo.

Modelo tem linhas bem mercadas, inspiradas no X-ADV. Nota azul para o bom nรญvel de acabamento e qualidade dos plรกsticos

O ADV tem como base o PCX, sucesso de vendas da categoria no Brasil. Aliรกs, lรญder isolado no ranking dos scooter mais vendidos do paรญs. Em 2020 o modelo emplacou 26.659 unidades, quase o dobro do Elite 125, segundo colocado, e seus 14.024 registros. O terceiro foi o Yamaha NMax, com 12.488.

X-ADV inspirou o ADV de 150 cilindridas. Aqui a brincadeira รฉ bem mais sรฉria e movida pelo motor de dois cilindros e quase 55 cv – mas custa mais de R$ 70 mil, infelizmente

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As principais diferenรงas entre o PCX e o ADV estรฃo no design e no potencial de uso (leve) no fora de estrada do segundo. Assim, ele se destaca por itens como os pneus de uso misto e o para-brisa, ajustรกvel em duas posiรงรตes. Merece destaque a suspensรฃo, jรก que tem curso alongado tanto na dianteira quanto atrรกs. Sรฃo 130 mm de curso na frente e 120 mm na traseira, onde hรก sistema assinado pela Showa e mola de trรชs estรกgios. No PCX, sรฃo 100 mm em ambas as rodas.

PCX, lรญder isolado entre os scooter do Brasil, empresta o motor e base mecรขnica ao novo e aventureiro ADV

Motor e tecnologia

O novo scooter da Honda conta com painel digital e completo. Numa tela de LCD, tambรฉm inspirada no X-ADV, hรก informaรงรตes sobre consumo instantรขneo e mรฉdio, temperatura externa, nรญvel de carga da bateria, indicador de troca de รณleo, relรณgio e um pequeno calendรกrio com dia e mรชs. Como hรก trip A e trip B รฉ possรญvel fazer diferentes mediรงรตes de consumo mรฉdio simultaneamente.

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Painel digital tambรฉm deriva do X-ADV, que por sua vez รฉ inspirado nas planilhas das motos de rali. Destaque ao marcador de nรญvel de carga da bateria e termรดmetro ambiente

A tecnologia ainda estรก representada pela iluminaรงรฃo full LED, sistema idling stop (aquele que desliga o motor ao ficar mais de trรชs segundos inativo), smart key para partida sem chave, abertura do tanque e banco na igniรงรฃo e tomada USB. Tudo como hรก nas versรตes mais caras do PCX, com quem o ADV tambรฉm compartilha os compartimentos na carenagem e sob o assento.

Hรก tomada USB no compartimento atrรกs da carenagem, assim como no PCX. Mas aqui o guidรฃo รฉ diferente e similar aos das motos, repare na mesa no canto superior da imagem

O motor รฉ o mesmo monocilรญndrico, de 149,3 cmยณ e arrefecido a lรญquido que jรก conhecemos do PCX, mas com uma pequena mudanรงa no duto de admissรฃo do ar. Assim, a potรชncia รฉ idรชntica nos dois modelos, com 13,2 cv a 8.500 rpm, assim como o pico de torque. Entretanto, no PCX os 1,38 kg.m chegam um pouco antes, aos 5.000 rpm, ante os 6.500 rpm do ‘irmรฃo’.

Altura do ADV

O chassi tambรฉm รฉ praticamente igual entre os dois, mas recebeu pequenos ajustes para poder alocar o tanque de combustรญvel perto dos pรฉs do piloto no novo modelo, e nรฃo sob o assento. Sua capacidade รฉ de 8 litros, boa para um scooter pequeno.

O assento do ADV รฉ 3 cm mais alto do que o do PCX e 1 cm mais baixo que o do SH 300i. Graรงas ao formato do banco, passa seguranรงa mesmo para pilotos com cerca de 1,65 m

Com as suspensรตes mais altas o ADV tambรฉm tem maior altura do chรฃo e do banco, certo? Certo. O vรฃo livre em relaรงรฃo ao solo cresceu 3 centรญmetros, de 137 mm para 165 mm, assim como a distรขncia do bumbum do piloto atรฉ o chรฃo, que no novo modelo รฉ de 795 mm. Para se ter uma noรงรฃo, ele รฉ mais baixo que o SH 300i e seus 805 mm. Assim, nรฃo รฉ probitivo nem mesmo para quem tem cerca de 1,60m de altura.

Consumo do Honda ADV

Segundo o Instituto Mauรก de Tecnologia, o modelo faz uma mรฉdia de 50,9 km/litro em perรญmetro urbano e 34,2 km/litro em uso rodoviรกrio, a uma velocidade constante de 80 km/h. Os nรบmeros retratam o que encontramos no nosso teste, em que ele chegou ร  marca de 54,4 km/litro ao rodar na cidade. Nada mau.

Com praticamente os mesmos nรบmeros do ‘irmรฃo’ PCX, motor surpreende pela economia: mรฉdias acima dos 50 km/litro

Hora do teste: como รฉ rodar com o novo ADV

Feitas as devidas apresentaรงรตes vamos ao teste. Nosso percurso comeรงou pela รกrea central de Sรฃo Josรฉ, onde o ADV mostrou a jรก esperada agilidade entre os carros, assim como o suave funcionamento do motor. Ali suas suspensรตes tambรฉm exibiram bom funcionamento, especialmente em impactos maiores, como tampas metรกlicas no asfalto e lombadas, em que os demais scooter pequenos costumam dar fim de curso.

Rodamos cerca de 130 quilรดmetros com o novo scooter da Honda, passando pela cidade, rodovia e estradas de terra

Apesar de confortรกvel e estรกvel, รฉ nรญtido que o ADV nรฃo estรก em casa ao rodar em rodovias. O consumo sobe e, por mais que seja progressivo e suave, o motor precisava gerar mais potรชncia para encarar aclives sem diminuir a velocidade. Por falar nela, a velocidade mรกxima รฉ de aproximadamente 115 km/h – no painel.

Como รฉ rodar com o ADV na terra

Aqui estava nossa maior curiosidade, que foi recebida com uma surpresa positiva. O modelo encara bem estradas de chรฃo, nem de longe remetendo ร  tradicional experiรชncia trepidante oferecida fora do asfalto pelos scooter.

ADV encara estradas de terra como nenhum outro scooter da categoria. Suas suspensรตes suavizam a passagem por locais acidentados e os pneus garantem boa aderรชncia com o solo – mas lembre-se: vocรช nรฃo estรก numa trail

Pequenos desnรญveis sรฃo absorvidas com tranquilidade, assim como pedras. Mesmo em obstรกculos maiores nรฃo hรก fim de curso. Tudo fruto do bom trabalho realizado pela dobradinha suspensรตes exclusivas e pneus de uso misto, que, aliรกs, passaram bastante seguranรงa mesmo ao rodar sobre um fino cascalho solto.

Ah, entรฃo o ADV รฉ conforรกvel como uma trail? ร‰ claro que nรฃo podemos comparar seu nรญvel de conforto com uma XRE 300, por exemplo, assim como nรฃo podemos colocรก-lo ao lado de uma CBR 1000RR por falar que tem um ‘bom desempenho’ ou de uma Gold Wing ao dizer que faz ‘bom uso da tecnologia’.

Pilotar de pรฉ รฉ pedir demais, nรฉ? Posiรงรฃo รฉ prejudicada pelo guidรฃo e assento ‘baixos’, que esticam os braรงos e nรฃo passam firmeza para as pernas

Cada produto tem seu nรญvel de exigรชncia nas caracterรญsticas que lhe encaixam em determinado segmento. Obviamente o conforto e seguranรงa do ADV na terra estรฃo muito aquรฉm do proporcionado por modelos como a XRE, mas estรฃo visivelmente acima do que รฉ encontrado em qualquer outro scooter pequeno. Outra diferenรงa entre os dois modelos: a trail nรฃo faz mais de 50 km/litro rodando na cidade. Ou seja, sรฃo motos diferentes.

Preรงo

Certamente o assunto mais polรชmico envolvendo o Honda ADV รฉ seu preรงo. Afinal, o valor sugerido de R$ 17.490 รฉ tratado como competitivo pela marca mas parece ter surpreendido negativamente o mercado, despertando crรญticas.

Suave, confiรกvel e progressivo, o motor do ADV/PCX estรก longe de ser ruim. Mas a proposta aventureira pedia uns cavalos a mais. Falta fรดlego para aclives รญngremes ou manter velocidade elevada em rodovia

O valor significa que o ADV custa 21,4% a mais que o PCX e 16,7% acima do preรงo sugerido do Yamaha NMax, seus principais concorrentes. Isso nรฃo รฉ um absurdo se pensarmos que o novo scooter da Honda ‘entrega mais’ em alguns aspectos por oferecer melhor conforto, bem como a inรฉdita proposta de uso misto para o segmento de scooter pequenos.

Porรฉm, precisamos considerar todos os fatores nesta equaรงรฃo. Infelizmente, o preรงo sugerido nรฃo costuma ser adotado pelas concessionรกrias, fazendo com que os R$ 17.490 fiquem apenas no papel. A prรณpria FIPE afirma que o preรงo mรฉdio praticado pelo mercado รฉ de R$ 18.686 e jรก recebemos relatos de lojas oferecendo o lanรงamento a exorbitantes R$ 20 mil. Aรญ toda aquela conversa de ‘custa, mas vale’ vai por รกgua abaixo.

Conclusรฃo: entรฃo, o ADV vale a pena?

O ADV tem a qualidade mais desejada por todos os produtos, de quaisquer categorias. Ele cumpre o que promete. Como quase todos os scooter รฉ um veรญculo iminentemente urbano, onde mostra agilidade, um funcionamento suave e praticidade, fruto da sua tecnologia, tradicional cรขmbio automรกtico e porta objetos.

Prรณs e contras do ADV

GOSTAMOS
PODERIA MELHORAR
Economia
Freio ABS na traseira
Nรญvel de acabamento
Motor mais potente, condizente com a proposta aventureira
Conforto e seguranรงa da dobradinha suspensรตes + pneus
Reduรงรฃo do excesso de plรกsticos e posiรงรฃo do filtro de ar, que limitam seu uso na terra
Tecnologia
Densidade do banco

 

Alรฉm disto, manda bem num fora de estrada leve. Numa estrada de interior, na fazenda ou aquela via com terra e alguns cascalhos que leva atรฉ uma cachoeira ele mostra um nรญvel de conforto nรฃo encontrado nos demais scooter da categoria e faixa de preรงo. De quebra, o conjunto tambรฉm torna seu rodar na cidade mais confortรกvel, fazendo os desnรญveis do asfalto menos perceptรญveis.

 

ร‰, portanto, um produto fiel ร  sua proposta, com bom desmpenho na cidade e fora dela. Porรฉm, merecia alguns upgrades como freio ABS na roda traseira, para maior seguranรงa, e um motor mais potente, jรก que convida seus proprietรกrios a conhecerem novos destinos.

Ficha Tรฉcnica Honda ADV

Motor
Tipo OHC, um cilindro, 4 tempos, arrefecimento a lรญquido
Cilindrada 149,3 cmยณ
Diรขmetro x curso 57,3 x 57,9 mm
Potรชncia mรกxima 13,2 cv a 8.500 rpm
Torque mรกximo 1,38 kgf.m a 6.500 rpm
Alimentaรงรฃo Injeรงรฃo Eletrรดnica, PGM-FI
Taxa de compressรฃo 10,6:1
Lubrificaรงรฃo Forรงada, por bomba trocoidal
Transmissรฃo CVT โ€“ Tipo V-Matic
Embreagem Automรกtica centrรญfuga (tipo seco)
Sistema de partida Elรฉtrica
Combustรญvel Gasolina
Igniรงรฃo Eletrรดnica
Chassi e suspensรตes
Tipo Berรงo duplo
Suspensรฃo dianteira Garfo telescรณpico / 130 mm de curso
Suspensรฃo traseira Dois amortecedores Twin Subtank Showa, com mola de trรชs estรกgios / 120 mm de curso
Freio dianteiro Disco simples / 240 mm / com ABS
Freio traseiro Disco simples / 220 mm
Pneu dianteiro 110/80 – 14
Pneu traseiro 130/70 – 13
Dimensรตes
Comp x Larg x Alt 1950 x 763 x 1153 mm
Distรขncia entre eixos 1324 mm
Distรขncia mรญnima do solo
165 mm
Altura do assento 795 mm
Capacidade do tanque 8 litros
Peso 127 kg a seco
Sistema elรฉtrico
Bateria 12 V โ€“ 5 Ah
Farol LED
Preรงo pรบblico sugerido R$ 17.490
Tecnologia
Idling Stop, Smart Key, iluminaรงรฃo full LED, tomada USB, painel digital. Funรงรตes: relรณgio, data, indicador de troca de รณleo, indicador de nรญvel de gasolina, velocรญmetro, hodรดmetro total e parcial, registro de consumo mรฉdio e instantรขneo de combustรญvel, temperatura ambiente e nรญvel de carga da bateria.

 

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.moto>> Jornalista e formado em Relaรงรตes Pรบblicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza