Competições Por Thiago Ruanovi 22/04/2022 17:30 (há 2 anos).

Que tal uma corrida de motos com 24h de duração? E se forem várias etapas, acelerando nos principais autódromos do mundo? Este é o Campeonato Mundial de Endurance. Suas corridas de 8 a 24 horas colocam piloto e moto numa maratona incrível! Veja as curiosidades dessas categorias e como foi a estreia da temporada de 2022.

As 24 Horas de Le Mans abriram o Mundial de 2022, que realiza próxima etapa em junho. Campeonato reúne cerca de 50 equipes e mais de 200 pilotos

A história das corridas de Endurance

As provas de Endurance – corridas de resistência – existem desde a invenção dos primeiros motores à combustão, no final do século XIX. Nas primeiras corridas carros e motos disputavam velocidade entre uma cidade e outra, a exemplo dos trajetos Paris-Roen, Paris-Bourdeux e Paris-Madrid.

Primeiras corridas de longa duração aconteciam em ruas, como no percurso de Paris a Rouen, com cerca de 150 km de extensão. Nelas, carros e motos corriam juntos

Porém, por conta das más condições de estrada e veículos os acidentes eram frequentes. Por isso, com o intuito de aumentar a segurança, as provas foram para circuitos fechados e separararam carros e motos. Além disso, foram estipulados tempo de duração que pudesse testar a resistência dos pilotos e a confiabilidade de suas máquinas.

 

Temporada 2022 do Mundial

Depois que houve a separação entre carros e motos, em 1922, no circuito de Vaujours próximo à capital Paris, ocorreu a Bol d’Or, a mais famosa corrida de endurance com motocicletas. Logo após outras corridas foram surgindo e consolidando a categoria.

Nas longas corridas de motos a movimentação nos boxes é intensa. Há paradas para reabastecimento, ajustes, trocas de pneus e revezamento de pilotos, que podem incluir até quatro competidores

Atualmente o Campeonato Mundial de Endurance conta com quatro etapas no ano. além da tradicional Bol d’Or, temos as 8 horas de Suzuka e dois eventos mais longos: as 24 horas de Le Mans – que abriram o campeonato no último fim de semana – e as 24 horas de Spa Francorchamps.

Veja Também: 

Corrida de motos de longa duração: como é

Na EWC (Endurance World Championship) cada equipe é composta por 3 pilotos,  que se revezam durante as 24 horas de prova. Dessa maneira, cada piloto disputa cerca de 8 horas de corrida, tendo um quarto piloto como reserva.

As 24 horas de Le Mans tiveram início às 10h da manhã do sábado, dia 16 de abril, e terminaram na manhã do domingo, dia 17. Sendo assim, as corridas contam com atividades diurnas e noturnas. A etapa teve a participação de mais de 50 equipes e aproximadamente 200 pilotos, divididos em duas categorias, a principal Fórmula EWC e a Superstock.

O tanque de 24 litros de combustível pode ser reabastecido durante os pitstops para trocas de pneus e ajustes mecânicos. Embora a corrida tenha sido em Le Mans, a pista utilizada foi a do Circuito Bugatti, que conta com alguns trechos do circuito tradicional e tem 4.185 metros de extensão.

Circuito Bugatti recebeu as 24 horas de Le Mans do Campeonato Mundial de Endurance

As fabricantes presentes no campeonato são a BMW, Ducati, Honda, Kawasaki, Suzuki e Yamaha. A pontuação no campeonato mundial de endurance varia de acordo com a duração da corrida, tendo as 24 horas como as corridas de maior pontuação.

Uma das principais característica das corridas de 24 horas, é a largada com os pilotos alinhados em pé de um lado da pista. Após dada a largada, os competidres correm para montar em suas motos e só então podem acelerar.

 

Como foi a corrida de motos em Le Mans

A primeira rodada contou com vitória da Suzuki. Os pilotos Greg Black, Sylvain Guintoli e Xavier Siméon da equipe Yoshimura Sert Motul deixaram as equipes Yart YAMAHA Official Team EWC em segundo lugar e a F.C.C TSR HONDA em terceiro. Já na categoria Supertosck os 18 Sapeurs-Pompiers CMS Motostore saíram com a vitória.

Pilotos da Suzuki comemoram a vitória na primeira etapa do Campeonato Mundial de Endurance

Logo após as 24 horas em Le Mans, a equipe vencedora concluiu 840 voltas, o equivalente a mais de 3.500 km percorridos. Apenas 11 equipes conseguiram concluir as 24 horas de prova.

A 45° etapa de Le Mans abre o campeonato após ficar ausente nesse hiato de dois anos por conta da pandemia. O público com mais de 62 mil pessoas prestigiaram a segunda vitória consecutiva da Suzuki. O campeonato mundial de Endurance agora vai para a Bélgica nos dias 4 a 5 de Junho.

Thiago Ruanovi
Desde criança apaixonado pelo esporte a motor e através dele, conheceu essa coisa chamada comunicação.
Anuncie sua moto gratuitamente
Criar meu anuncio agora
Consulte nosso
Guia de Motos