Divirta-se! Por Fernando Santos 09/04/2023 15:00 (há 1 ano).

Foi precisamente nas lendárias 200 Milhas de Daytona que nasceu o Team Green, o time verde da Kawasaki, em 1969. Desde então, a cor passou a colorir e identificar as motos japonesas de Akashi. Mas como tudo isso começou e porque afinal de contas o verde?

A origem do ‘verde Kawasaki’

Durante séculos passados, a cor verde era feita com arsénico – um pigmento verde de altíssima fixação, mas que literalmente queimava as telas dos pintores. Para se ter ideia, o corante era tão mortal que alguns historiadores até pensam que um papel de parede verde pode ter matado Napoleão Bonaparte!

Verde visto até os dias de hoje na Kawasaki nasceu como herança de corridas do passado

Com isso, a tinta verde ganhou uma história amaldiçoada, tanto que muitos artistas supersticiosos a evitavam. E não demorou muito para que essa situação se estendesse para o mundo das corridas. Mas afinal, porque a Kawasaki então apostou nessa cor?

Em 1969, a marca japonesa procurava fazer sucesso na corrida mais importante do calendário americano, a Daytona 200. Naquele ano, a prova também seria exibida na TV a cores pela primeira vez. Então, a Kawasaki decidiu que iria se destacar. E de fato, a marca fez isso!

Verde Kawasaki chocou o público na pista de corrida em 1969

A Kawasaki chocou o paddock com as motos de 250cc e 350cc pintadas de verde e branco. Como se sabe, os pilotos são muito supersticiosos. Mas a equipe que tinha Ken Araoka, Art Bauman, o funcionário da KMC Walt Fulton III, Dick Hammer e Cal Rayborn, tiveram que deixar isso de lado e vestir também o verde.

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Do marketing ao sucesso 

De acordo com a Kawasaki, o gestor americano de vendas da KMC (Kawasaki Motors Corp) Don Graves e o gestor nacional de marketing, Paul Collins, trabalharam com o designer de Akashi, Chris Kurishima.

Mesmo discreta, ainda em 1969 a cor verde surgiu em um lançamento da marca

Junto do japonês, o famoso pintor de Los Angeles, Rollin “Molly” Sanders, criou a famosa cor verde. Foi essencialmente um golpe de marketing para destacar as motos. E embora as máquinas não tenham vencido Daytona em 1969, a Kawasaki decidiu se inclinar para o tom nada convencional.

A vitória da H2R ‘verdona’ consagrou a cor como a oficial da marca na década de 70

Não muito depois de Daytona, a marca estreou a cor na F21M “Greenstreak” de 1969, uma scrambler de 238cc. E o verde foi solidificado como a cor de corrida da Kawasaki, quando estreou na H2R “Green Meanie”, uma moto de três cilindros e dois tempos de 748cc. E Gary Nixon eternizou a combinação ao vencer o AMA Road Racing Championship no modelo, em 1973.

Enquanto isso, Molly Sanders não parou no verde Kawasaki. Foi ele também que criou a icônica pintura preta e amarela das Yamaha de corrida de Kenny Roberts, além do logotipo Buick Grand National, bem como as cores de corrida para a Toyota!

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. fernandosantos@motonline.com.br
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